Buscar

4 dicas de sucesso na elaboração do seu marketing


Marketing é uma ciência em constante movimento, que tem o intuito de antecipar, identificar e satisfazer os desejos dos empresários e necessidades dos clientes. Essa área trata de suprir os desejos dos clientes, expondo mecanismos e método que despertam o desejo de compra ou necessidade do consumidor. Qualquer empresário, independente do ramo, deve se interessar por esse tema. Saber como usar o marketing a seu favor é fundamental, pois essa é uma área que gera valor ao seu serviço ou produto e também sobre a marca. Além disso, ele representa uma ligação entre a empresa e o seu público e também é responsável por adquirir e fidelizar clientes, são criadas estratégias de atração, retenção e conversão dos clientes. Pensando nisso, separamos 4 dicas valiosas para se ter um marketing de sucesso


1- Trabalhe em conjunto com sua equipe

A forma com que os consumidores respondem ao mercado é controlada através de um conjunto de variáveis, a empresa pode influenciar para a compra do seu produto com o intuito de alcançar mais vendas de acordo com seu público. Quando a equipe é envolvida nestas decisões a chance de sucesso é maior do que quando transmitida apenas pelos gestores.

Ter um liderança é de extrema importância, mas a equipe conhece a realidade da empresa, sabe suas dores e têm contato com os consumidores. Assim, agregando de forma positiva. Outro fator, é que quando participam das decisões passam a se sentir mais motivados e engajados.


2-Defina uma Persona

A definição do público-alvo é uma parte essencial para traçar suas estratégias. Porém, o público-alvo é apenas uma descrição genérica, com apenas características gerais do segmento de consumidores. Seus clientes são mais complexos que isso, para se comunicar com eles, precisa compreender seus hábitos, necessidades e dores. Assim, crie uma Persona, um personagem semifictício que representa seu consumidor ideal, para definir suas estratégias. Com isso, você cria ofertas, materiais de comunicação e conteúdos mais interessantes para seu público.


3- Entenda o ambiente Digital

A internet revolucionou as relações entre marcas e consumidores e colocou o Marketing Digital em destaque nas estratégias das empresas. Por isso, a elaboração do seu marketing, deve estar nesse contexto da era digital. Ou seja, não é apenas incluir blogs, redes sociais e sites nos planos de Promoção e sim, compreender o contexto digital na vida do consumidor e como pode afetar suas decisões e hábitos.

A comparação de preços, por exemplo, é muito mais rápida na internet, por isso é necessário estar sempre de olho nos movimentos do mercado para manter a precificação em dia. A experiência com os produtos é outro exemplo: se não dá para trocar ou experimentar pela internet, é preciso criar formas de demonstrar o produto na tela do celular. A distribuição dos produtos deve considerar todas as possibilidades de canais de venda, como redes sociais, marketplaces e e-commerce próprio.


4- Invista em pesquisas de mercado

Pesquisas de mercado são a base do planejamento. Para que as decisões sejam tomadas de forma eficiente, elas devem ter fundamento. Com base nos 4 Ps do marketing você pode devolver entrevistas e questionários que investiguem o comportamento dos consumidores.

  • Preço: teste de produto (percepção de valor), pesquisa de elasticidade de preço (quanto o consumidor se dispõe a pagar);

  • Produto: teste de produto (aceitação), pesquisa de satisfação, análise da concorrência;

  • Praça: pesquisa de avaliação de ponto de venda.

  • Promoção: pesquisa de buyer persona, pesquisaa de hábitos de consumo.


É importante ressaltar que pesquisas como essa devem ser realizadas de maneira metódica e um prévio conhecimento sempre é bom, mas que contratar uma empresa especializada nestes assuntos é uma maneira organizada e rápida de conquistas seus interesses, a Dinâmica Consultoria, por exemplo, oferece serviços de Pesquisa de Mercado e Plano de Marketing, além de muitos outros que te ajudarão alavancar seu negócio.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo