Buscar

4 dicas para conquistar e fidelizar o cliente

O mercado tem se mostrado cada dia mais competitivo, fazendo com que os empreendedores busquem formas de se destacarem em meio a tantos competidores, visando sempre atrair mais clientes e, consequentemente, realizar mais vendas. Uma das maneiras mais eficazes e econômicas para se diferenciar de seus concorrentes e adquirir uma vantagem competitiva é investir na fidelização dos clientes.



A fidelização de clientes é o conjunto de práticas e ações que tem o intuito de fazer com que o cliente confie na sua empresa, para que este permaneça comprando com você. É sempre válido lembrar que manter os clientes existentes é tão importante quanto conseguir novos clientes.

Fidelizar clientes implica no alto grau de satisfação do consumidor que quando ele precisar daquele mesmo produto ou serviço, ele não pensará duas vezes para comprar novamente de você. Assim, manter uma quantidade de clientes fidelizados significa a garantia de sua empresa no mercado e sua longevidade e sucesso neste como também na contribuição para o aumento da margem de lucro e expansão das suas operações.


Pensando nisso, nós, da Dinâmica Consultoria Jr., trouxemos algumas dicas de como manter relação melhor e duradoura com seus consumidores:

1. Conheça o seu cliente


O primeiro passo para proporcionar uma boa experiência para o cliente é conhece-lo, ou seja, é necessário estar atento às suas características pessoais, assim como seus hábitos, anseios, medos, preferencias, expectativas em relação ao produto ou serviço.

Para descobrir melhor quem é o seu público-alvo e suas características, sua empresa pode optar por uma ferramenta de cadastramento, armazenando informações e dados sobre seus clientes, ou algum tipo de pesquisa de mercado. Assim, traçar esse perfil com informações claras é essencial para evitar perda de tempo e dinheiro.

Quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços? Já compraram na sua empresa? Se já, a experiência foi boa? O que pode mudar? – Saber responder esses questionamentos é essencial para direcionar suas estratégias de negócio para o público certo e garantir a satisfação e fidelização deste, de forma a atender suas necessidades e desejos através de uma experiência incrível.

2. Atendimento de qualidade e diferenciado

Para ser uma ótima empresa e atrativa para os clientes, a qualidade e a individualização no atendimento é de suma importância. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado e se sentir especial? Independente do preço ou até mesmo da qualidade do que é vendido, se o atendimento for bom, segundo a pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores voltam. Portanto, desde o primeiro contato com o cliente, seja ele por telefone ou um simples e-mail, é crucial criar uma experiência de atendimento única. Uma abordagem mais humana e personalizada dá a sensação de exclusividade. E quem não gosta de se sentir VIP? Clientes fiéis são responsáveis por grande parte no lucro da empresa. Nada mais justo que dar um tratamento VIP para eles, como cupons de sorteio, descontos progressivos, brindes entre outras possibilidades.


Mas, afinal, o que é um bom atendimento? Para Steve Denning, o atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ELE gostaria de ser atendido. Para isso, além de muita sensibilidade, o vendedor precisa saber calar seus pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.

Quando o consumidor recebe um tratamento único e de qualidade, ele não só realiza uma compra, como sente confiança para indicar para amigos e familiares. O que além de conquistá-lo e fidelizá-lo, também atrai outras pessoas para o seu negócio.

Portanto, investir em treinamentos para aprimorar o atendimento ao cliente podem ser uma boa forma de melhorar esse aspecto em sua empresa e aumentar as suas vendas. Afinal, com um mercado saturado e competitivo, todo diferencial é necessário para destacar o seu negócio.

3. Supervisão de estratégias

Medir esforços apenas nas estratégias que estão gerando resultados é essencial para não ocorrer perda de tempo e de dinheiro, e não conseguimos gerenciar o que não medimos. É importante saber quais os passos da venda convertem mais, o que deixa o seu cliente mais satisfeito, qual vendedor está atendendo melhor e assim por diante, por exemplo.

A supervisão dos processos da empresa permite a melhoria contínua de sua estratégia e através dos resultados, você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo. Esse processo deve ser cíclico: quanto mais você supervisiona, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade ajustar as suas estratégias para fidelizar clientes.

Afinal, como dizer se a sua ação foi bem-sucedida ou não se você não está por dentro do que está acontecendo? É necessário garantir que sua equipe está totalmente focada nos resultados e estabelecer métricas para esse acompanhamento, para cada vez mais sua empresa ser aperfeiçoada e ser a escolhida entre os consumidores.


4. Esteja presente depois da venda proporcionando uma experiência incrível

Surpreender, essa deve ser a palavra chave de um negócio que busca conquistar e cativar o seu consumidor. Mas por que devo surpreender o meu cliente? Desde o primeiro contato com a empresa, o cliente já tem um conceito formulado em sua cabeça sobre sua expectativa e como vai funcionar o serviço. Ao surpreender com suas expectativas, o cliente fica extremamente satisfeito e cria um vínculo especial com a empresa, de forma a sempre lembrar desta quando alguma necessidade aparecer ou a indicar para seus conhecidos.

Engana-se quem pensa que a venda acaba no momento da compra.


Para se tornar uma empresa referência e a favorita dos consumidores, um pós-venda bem implementado é fundamental: mostrar para o cliente a sua preocupação em saber se o mesmo teve um bom atendimento e como é possível melhorá-lo, mostrando-se sempre preparado para atender e resolver as mais diversas críticas, de maneira verdadeira, valorizando a opinião e a satisfação do cliente. Você também pode utilizar esse momento para educar seus clientes com material e informações de qualidade, relevantes para as suas necessidades. Nada que uma boa estratégia de marketing de conteúdo não resolva!

Podemos perceber a importância de fidelizar os clientes para que a empresa obtenha sucesso. Afinal, o que seria de uma empresa sem seus consumidores? Portanto, proporcione a eles a melhor experiência de compra, pois é assim que a conquista e a fidelização se dão.

Com o conteúdo desta matéria, ficou claro que para fidelizar clientes é necessário que seus consumidores estejam contentes com seus serviços e produtos, e para analisar isso, a Dinâmica Consultoria Jr. oferece em sua carta de serviços a Pesquisa de Satisfação, que mede justamente o grau de satisfação de seus clientes, de modo a investigar a visão que eles têm da empresa. Além de ilustrar o que pode estar melhorando e o que já é excelente.

Solicite um diagnóstico gratuito e descubra como a Dinâmica Consultoria Jr. pode te ajudar a enfrentar esse momento difícil clicando aqui.



Artigo desenvolvido por:

Arthur Etz

Bárbara Souza

Ana Assis


1 comentário

Quem Somos

Serviços

- Quero empreender

- Finanças

- Gestão de pessoas

- Projetos

- Marketing

Ações Sociais

Blog

(32) 99906-5938

Praça Frei Orlando, nº 170, sala 2.26 PV - Centro, São João del-Rei - MG, 36307-352

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn