Buscar

5 dicas práticas para tornar sua empresa mais diversa

A diversidade nas organizações tem sido uma preocupação crescente na gestão de empresas comprometidas com o desenvolvimento de seus talentos e mercados (falaremos sobre a importância da diversidade para esse desenvolvimento em um post futuro).

Nesse cenário, temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade nas empresas são questões que estão em debate dentro e fora das organizações.

Podemos entender a diversidade nas organizações como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos. Essa pluralidade pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.

Nesse post, separamos 5 dicas PRÁTICAS para tornar sua empresa mais diversa:


1 - Incorpore diversidade e inclusão a práticas de toda a empresa


Para ser efetivo, a incorporação da diversidade na sua empresa não deve ser de responsabilidade de um profissional ou do RH, mas de toda a empresa. As iniciativas estão também na maneira com que times se integram, na forma de conduzir programas e na mensagem que a empresa passa externamente.



2 - Adapte a maneira de divulgar as suas vagas


A linguagem utilizada para divulgar os seus anúncios de recrutamento determinam o perfil de candidato que chega até você. Não significa apenas comunicar os valores de diversidade e respeito da sua empresa, mas usar um texto que não será hostil para um determinado segmento do público.

3 - Revise o processo de contratação


Procurar os próximos funcionários sempre na mesma universidade, com a mesma formação ou dentro de um grupo limitado deixa a empresa totalmente homogênea e sem perspectiva de mudanças.

Alguns preconceitos inconscientes também podem atrapalhar a seleção de candidatos. Boas alternativas para driblar esses problemas é o uso de softwares de recrutamento, que identificarão as pessoas realmente qualificadas para a vaga, sem levar em consideração fatores que podem ser motivos de discriminação.

Outra solução é apostar na contratação às cegas para aumentar a diversidade dentro da equipe.



4 - Invista na comunicação interna


Esse apoio à diversidade deve partir não só dos valores da empresa, mas também do comportamento dos funcionários. Trabalhe a comunicação interna valorizando o respeito às diferenças e, se necessário, promova treinamentos sobre conscientização.

Ao trabalhar a diversidade nas empresas, percebemos a construção de uma sociedade mais inclusiva, refletindo a preocupação em combater o preconceito. Claro que ainda há muito a ser feito, mas o primeiro passo para uma realidade melhor é um maior acolhimento às diferenças dentro do ambiente de trabalho.


5 - COMECE AGORA!


A quinta (e última) dica é a mais fácil: comece agora. Dê o primeiro passo e mantenha constância entre as ações e informações.

Ademais, além de começar, é preciso praticar o que é dito. Promover a diversidade é bem visto hoje em dia, e criar uma cultura com boa reputação, sem dúvidas, é vantajoso para a empresa. Porém as vantagens de um time diverso vai muito além disso. E ela precisa ser vivida, mais do que ser comunicada.



Artigo desenvolvido por:

Mateus Barbosa

0 comentário

Quem Somos

Serviços

- Quero empreender

- Finanças

- Gestão de pessoas

- Projetos

- Marketing

Ações Sociais

Blog

(32) 99906-5938

Praça Frei Orlando, nº 170, sala 2.26 PV - Centro, São João del-Rei - MG, 36307-352

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn