Buscar

6 motivos para criar uma Identidade de Marca

Você tem ideia de como a identidade de marca é importante para o seu negócio?


Neste texto você vai entender o porquê disso! Mas primeiro, vamos definir o que é a identidade de marca.


A identidade de marca consiste em elementos associados a uma determinada marca, que retratam os seus valores. Nesse sentido, no momento em que vemos ou sentimos esses elementos, eles nos fazem lembrar a marca em si. Pode-se dizer, então, que a identidade é a personalidade da marca e a imagem que ela deseja transmitir. Dentre os principais elementos da identidade de marca se encontram o nome, logo, cores, fonte, texturas, aromas, sons, sabores, slogans, entre outros.


Nessa perspectiva, é preciso destacar que a identidade de marca vai muito além do visual, isto é, vai além das embalagens, das cores e logotipos, podendo estar presente na experiência, no cheiro, na forma de comunicação com os clientes e na cultura que a marca apresenta. Um ótimo exemplo de identidade de marca está presente na imagem abaixo, pois não é preciso estar escrito seu nome para que saibamos a que marca se refere.



Entretanto, não é somente esse visual que nos faz lembrar essa marca, o design da garrafa, o barulho ao abri-la, a cor, sabor e cheiro do produto são elementos fundamentais da Coca-Cola. E quanto ao valor que ela transmite aos consumidores? O slogan, “Abra a felicidade”, diz por si só: a Coca-Cola quer levar momentos de prazer aos seus clientes.


A marca, então, pode definir algumas dimensões:

  • A dimensão Física é o que a marca oferece de palpável e tangível, o que o consumidor pode sentir.

  • A dimensão Cultural se dá pelos valores que a marca deseja passar.

  • A dimensão da Intersubjetividade faz com que os clientes estabeleçam conexões com a marca e tomem a decisão de comprar seus produtos ou serviços.

  • A dimensão do Significado cria uma relação entre o produto ou serviço e o comportamento dos clientes.

  • A dimensão da Mentalização consiste no fato da marca se tornar parte da personalidade ou da vida das pessoas.


Agora que você já sabe o que é a identidade de marca, vamos ao que interessa: 6 motivos para criar a identidade da sua marca:


1. A originalidade vai fazer com que sua marca seja única, difícil de ser confundida e lembrada com mais facilidade. Por isso é preciso que a identidade de marca seja criativa, chamativa e diferente do que já existe.


2. Também, a identidade de marca apresentará a sua empresa ao público, criando uma personalidade e a tornando transparente em relação a seus objetivos e valores.


3. Você vai conseguir a fidelização dos seus clientes, que ao saberem a identidade da marca, vão criar uma relação com ela além de quererem voltar a consumi-la frequentemente.


4. A identidade de marca tornará sua marca consistente, forte e bem construída, gerando mais conversões.


5. A consolidação da identidade de marca facilitará a segmentação do mercado, ajudando você a definir seu público-alvo, e focando nas pessoas certas a se atingir, a fim de convertê-las.


6. Definir a identidade de marca tornará mais fácil o alinhamento das ações da empresa com a mesma, tornando a marca coerente.


Agora é a sua vez! Seja criativo, procure novas ideias, pense no que você quer que seus clientes percebam sobre seu negócio e desenvolva a identidade da sua marca!




Artigo desenvolvido por:

Helena Rezende Silva

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo