Buscar

Como a Análise de Clima Organizacional pode trazer benefícios para o seu negócio

O que é o Clima Organizacional: O clima organizacional diz respeito ao ambiente que existe em uma organização e que condiciona o comportamento dos seus membros, portanto, os sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização, tanto positiva como negativamente, afetam o comportamento humano dos colaboradores.

Dessa forma, o clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma organização, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão e visão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Porque devemos dar importância a esse fator dentro de uma organização: Pesquisas que medem satisfação ou insatisfação sobre o ambiente interno são importantes pois conseguem captar diferentes percepções mesmo em meio a cenários de mudanças constantes. Cada vez mais a sociedade cobra por produtos e serviços de qualidade, então, as organizações devem, constantemente, melhorar seus índices de satisfação de seus clientes. Para isto elas dependem quase que única e exclusivamente de seus funcionários motivados, felizes e comprometidos com os valores da organização, para que possam realizar suas demandas da melhor maneira possível. Apesar de essencial, ainda é comum vermos a importância dispensada ao fator humano dentro das organizações, mas que a partir de análises do clima organizacional faz-se necessário o conhecimento, por parte dos diretores e gestores, a respeito do seu ambiente e do grau de alinhamento dos objetivos individuais dos funcionários com os objetivos organizacionais, conseguindo caracterizar o estado de (in)satisfação de seus membros para assim obter um melhor desempenho das funções atribuídas e realizadas.


Por isso é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois permite a análise interna e externa da organização e o acompanhamento da evolução de possíveis insatisfações encontradas. Esse tipo de pesquisa constitui em um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, contribuindo para o conhecimento mais aprofundado do funcionamento da empresa e consequentemente para planejamentos melhores quando for entregar para seus clientes. Como a Análise de Clima Organizacional pode trazer resultados satisfatórios: A pesquisa é uma ferramenta que consegue desenvolver basicamente um diagnóstico da empresa e sua situação interna, visando melhorias para a realidade organizacional e trazendo atitudes mais estratégicas.Após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.

Vários profissionais são capazes de montar e estruturar pesquisas de clima organizacional, mas o ideal é contratar soluções de consultorias externas para que fatores internos não interfiram em nenhum processo da pesquisa. A etapa de análise de clima é o momento em que as informações coletadas são interpretadas. A realização da pesquisa pode ter objetivos como:

  • Medir e identificar oportunidades de melhoria no local de trabalho;

  • Entender se os colaboradores possuem voz para ajudar a tornar as mudanças desejadas mais suaves possível;

  • Identificar barreiras de desempenho;

  • Aumentar as chances de gerar ideias inovadoras;

  • Ter uma base sólida para focar em melhorias de qualidade.


Com o resultado da análise de clima, gestores podem tomar decisões mais precisas. Assim, o clima organizacional interno pode ser otimizado. Além disso, também auxilia no engajamento e no bom desempenho dos colaboradores, trazendo uma evolução da organização e contribuindo até para inovações a curto e longo prazo. Você pode solicitar um diagnóstico gratuito e pode descobrir como a Dinâmica Consultoria Jr. pode te ajudar a enfrentar esse momento difícil clicando aqui.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo