Buscar

Como a pirâmide de Maslow pode ajudar no seu negócio?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a pirâmide de Maslow, mas não sabe como aplicá-la ao seu negócio? Hoje falaremos um pouco sobre ela e como essa pirâmide pode ajudar você a entender melhor sobre a motivação de seus colaboradores.


O que é a Pirâmide das Necessidades?


Os seres humanos estão sempre em busca de satisfazer suas necessidades e seus anseios. Essa pirâmide, criada pelo psicólogo americano Abraham Maslow, ajudará você a entender como deixar seus colaboradores contentes e mais engajados, garantindo um ambiente mais caloroso, propício para o desenvolvimento e crescimento da empresa.


A hierarquia de necessidades vai desde as Fisiológicas até a Autorrealização do indivíduo. A motivação pode ser influenciada diretamente pela satisfação dessas necessidades, contudo, é importante reforçar que os indivíduos irão ter anseio pela próxima necessidade somente quando satisfazem a anterior.


Em qual área da minha empresa posso utilizar essa Pirâmide?


A pirâmide de Maslow pode ser utilizada nas mais diversas áreas da organização, e alguns exemplos são:


  • Gestão de pessoas, que dá abertura para conhecer melhor sobre cada funcionário, entender quais programas de feedback e motivação podem ser desenvolvidos e como promover uma melhor colaboração da equipe;

  • Marketing, buscando entender melhor o seu público-alvo e quais as demandas que ele tem, para assim, traçar uma boa estratégia;

  • Gestão de problemas, que facilitará ao enxergar a raiz da desmotivação, da falta de foco e de empenho.


Então, vamos ao que interessa, o que eu preciso fazer para utilizá-la no meu negócio? Para isso, explicaremos um pouco sobre cada nível da pirâmide.


FISIOLOGIA


Começando pela base, temos as necessidades fisiológicas, representadas pelo instinto de sobrevivência, que engloba a alimentação, a moradia, o sono, água, o bem-estar do indivíduo. Para garantir que o funcionário se sinta contemplado com essas necessidades, é de suma importância ter um horário de almoço, intervalos, conforto físico, salário adequado e uma jornada definida de trabalho.


SEGURANÇA


Juntamente com a Fisiologia, a segurança é outra necessidade básica de sobrevivência, onde o indivíduo busca liberdade, segurança, um ambiente fora de riscos, entre outros. A organização pode providenciar um ambiente de trabalho mais seguro com o uso de equipamentos de segurança, como capacete, máscaras e luvas, benefícios para a saúde/transporte do indivíduo e a estabilidade na empresa, com um bom plano de carreiras e a renda garantida.


SOCIAL


Abrindo as necessidades psicológicas, que surgem quando o indivíduo satisfaz suas necessidades básicas, tem-se a socialização, que representa a necessidade que o homem tem de participar de grupos sociais (igreja, esporte, escola, etc), de ter uma família, participar de uma comunidade e interagir com amigos. Isso pode acontecer de forma natural dentro de sua empresa, desde que o indivíduo sinta-se como uma parte da organização, ele irá socializar com os colegas de trabalho, irá interagir com os clientes e ficará feliz por ter uma boa relação com o chefe.


ESTIMA


Outra necessidade psicológica é a estima, com o anseio pelo reconhecimento, pela aprovação da família e dos amigos. O Indivíduo pode se sentir mais confiante e respeitado através de reconhecimentos e promoções, exaltando o quão importante ele é para a empresa e recebendo aumentos de salário.


AUTORREALIZAÇÃO


Todo mundo tem seus próprios anseios, não é mesmo? Portanto, não seria diferente com seus colaboradores, que desejam um passatempo, que desejam se dedicar a religião, que querem ter um crescimento pessoal, querem alcançar um bom cargo, equilíbrio emocional, entre outros mais variados desejos. Dentro da organização, um indivíduo pode satisfazer muitas de suas vontades, através da autonomia, da participação em decisões, tornando-se independente, fazendo um trabalho desafiador, incentivando sua criatividade e desenvolvendo novas habilidades.



Conta pra gente, você já pensou em usar a Pirâmide de Maslow na sua empresa?


Referências

https://neilpatel.com/br/blog/piramide-de-maslow/

https://resultadosdigitais.com.br/agencias/piramide-de-maslow/

https://blog.softwareavaliacao.com.br/piramide-de-maslow/


Artigo desenvolvido por

Julianne Castro Souza


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo