Buscar

Como Contratar Bons Colaboradores

Qualquer organização é formada por pessoas que se relacionam executando funções coordenadas em direção a um objetivo em comum. Essas pessoas são o capital humano daquela empresa, peças essenciais no processo de conquista do sucesso organizacional. Por isso, é de extrema importância que você saiba contratar as pessoas certas que irão contribuir para os resultados da sua empresa!

Recrutar, selecionar, alocar e reter bons colaboradores não é nada fácil, pois envolve um processo muito complexo que exige conhecimento, dedicação, planejamento, paciência, tempo e energia. E para tornar essa tarefa mais fácil para você, nós trouxemos algumas dicas que serão essenciais para que você faça um processo seletivo de sucesso na sua organização:


1- Defina o perfil ideal para cada cargo:

Para que se consiga fazer um bom recrutamento, é essencial que se conheça qual será o perfil ideal de profissional que ocupará a vaga ofertada. Isso envolve entender a cultura organizacional, quais competências, habilidades e características comportamentais a área e a empresa necessitam, qual o histórico profissional desejado, as pretensões salariais e objetivos pessoais do possível candidato.


2 - Estruture um bom Plano de Carreira:

Como o intuito é contratar e reter seus talentos, é de extrema importância que eles vejam oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal dentro da organização. Por isso, elaborar um Plano de Carreira que deixe bem claro quais são as oportunidades que o colaborador terá dentro da empresa funcionará como fonte de motivação para que ele alinhe os objetivos organizacionais aos seus pessoais e mantenha sempre um desempenho que o trará crescimento.


3- Faça uma boa publicidade da sua empresa, sabendo como e onde divulgar a vaga:

Após definir a vaga, o que ela oferece e qual o perfil ideal para a mesma, é hora de divulgá-la. Neste momento, você deve ter um cronograma de divulgação e o meio pelo qual ela será realizada bem definidos para que o processo seja assertivo e atinja o público-alvo desejado.


4- Defina um cronograma para o seu processo de seleção e o que será avaliado em cada etapa:

Planejamento é um fator essencial para a estruturação de um processo seletivo. Isto porque você deve saber exatamente o que será avaliado, quando e como. Sendo assim, tendo as competências e habilidades desejadas para o cargo, deve-se definir maneiras de identificar se as mesmas estão presentes no candidato, ou seja, como os currículos serão avaliados, quais dinâmicas serão realizadas no processo, além das perguntas a serem realizadas nas entrevistas.


5- Entenda se o propósito do candidato está alinhado com o da sua empresa:

O alinhamento de propósitos é essencial no momento de inserir um novo colaborador, pois, como dito anteriormente, ele também será responsável por garantir que os objetivos organizacionais sejam alcançados, e caso o cargo não seja algo que irá contribuir para o atingimento de seus objetivos pessoais, dificilmente ele será um colaborador de destaque, satisfeito com sua posição e que permanecerá por um longo tempo na organização.


6- Tenha paciência!

Um erro que muitos administradores cometem é contratar pessoas que não se adequam ao perfil procurado por falta de opção ou tempo. Porém, esse erro pode levar a um prejuízo muito maior, a longo prazo, do que se fosse dedicada um pouco mais de paciência, planejamento e tempo ao processo de recrutamento e seleção.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo