Buscar

Como engajar e motivar os colaboradores


Colaboradores engajados, que “vestem a camisa” e tomam os objetivos da empresa como próprios, se tornarão a cada dia as melhores versões de si mesmos, e transformarão a realidade própria e da empresa, lidando muito melhor com momentos de crise. Confira o conteúdo que preparamos discutindo sobre “Engajamento”, e mais 5 dicas práticas para zelar em seu negócio.


O que é engajamento?


Hoje muito se fala sobre engajamento, na prática, este conceito é bastante simples, trata-se do vínculo psicológico, afetivo e emocional do colaborador, como o sentimento de lealdade, para com a empresa que faz parte. Espera-se que um colaborador engajado seja capaz de entender seu papel dentro dos processos que ocorrem em sua empresa, podendo assim valorizar e dedicar seu trabalho para contribuir de maneira mais empenhada e disposta com a mesma, assim o colaborador promoverá seu autodesenvolvimento e certamente alcançará melhores níveis de produtividade e eficiência, além de contribuírem para o alcance de objetivos e a “imagem” da empresa perante o ambiente externo, como clientes, fornecedores, e demais envolvidos.


Por que é importante engajar e motivar os colaboradores?


Colaboradores engajados compõem um importante diferencial para as organizações atuais, afinal, ter alguém que toma os objetivos e visões da empresa como suas próprias motivações é essencial, principalmente, para enfrentar momentos complexos, como dificuldades e crises. Este colaborador terá em si a vontade de realizar planos, será proativo e levará a empresa a patamares mais elevados.

Diante de tamanha importância, confira algumas técnicas práticas que preparamos especialmente para auxiliar no engajamento de sua equipe!


5 técnicas práticas para engajar sua equipe.


1. Veja o colaborador como seu maior patrimônio!


Estimule cada membro de sua equipe a ser sua melhor versão todos os dias, e, além disso, reconheça e recompense os esforços. Feedbacks positivos são muito importantes para a continuidade e melhoria de boas atuações e, dentro da realidade do seu negócio, verifique a possibilidade de benefícios e bonificações, estes podem ser uma motivação extra para o maior desempenho dos colaboradores.

Além da valorização, é importante que as organizações proporcionem progresso profissional para sua equipe, oportunidades de promoção, treinamentos e outras possibilidades, quando possível, devem sempre ser fomentadas. Valorizar, entender e investir no capital humano da sua empresa é crucial para o sucesso e o alcance de objetivos.


2. Cuide da comunicação em sua empresa!


O primeiro passo para engajar uma equipe é manter uma comunicação assertiva e contínua, garanta que as principais informações sejam transmitidas de uma maneira clara e entendível, para isso, busque o melhor meio para o perfil do seu negócio. Se atentando à comunicação, possíveis ruídos serão eliminados mais facilmente e o engajamento dos colaboradores se elevará à medida em que todos estejam alinhados diante de situações organizacionais diversas.


3. Adote estratégias de Endomarketing!


Esse termo não é dos mais populares, mas a importância é clara! Na prática, o endomarketing consiste em estratégias de marketing voltadas ao interior de uma empresa, aos seus colaboradores. A estratégia tem como principal objetivo melhorar o clima organizacional da empresa, conquistando seus colaboradores, motivando e engajando profissionais e reduzindo a rotatividade dos mesmos.

Temos um conteúdo em nosso blog voltado especialmente para este tema e, o melhor, com 9 dicas práticas e simples! Você pode acessá-lo aqui!


4. Fortaleça a cultura da sua empresa, e a direcione às pessoas!


Os resultados de uma empresa estão estreitamente ligados à sua cultura, e, claro, ao engajamento dos colaboradores também. Garanta que os valores e a missão da empresa estejam claros para os colaboradores, bem como a visão do que almejam, tendo um alinhamento destes elementos, todos poderão se integrar e direcionar seus esforços ao propósito comum. Além de fortalecer a cultura, é importante cuidar do ambiente de trabalho, proporcionando equilíbrio ao trabalho e momentos de descompressão à equipe.


5. Líderes devem inspirar pelo exemplo!


A última estratégia que trazemos se relaciona com o famoso ditado popular “o exemplo vem de cima”. Não necessariamente propomos uma hierarquia, mas afirmamos que lideranças ruins provocam a desmotivação de equipes, o que impossibilita o engajamento dos mesmos. Portanto, é importantíssimo que os líderes sejam competentes, e invistam de fato seus esforços a fim de entender e atender as reais necessidades de cada trabalhador, auxiliando e melhorando a relação de cada indivíduo com seu trabalho e, sobretudo, com a empresa. As lideranças devem transmitir confiança e liderar “pelo exemplo”, além de adotar melhorias no ambiente organizacional.




Escrito por: Maria Vitória Sena

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo