Buscar

Como o setor de RH contribui para as vantagens competitivas das empresas


Diferente do que muitas pessoas pensam, o setor de RH não é um departamento apenas voltado para o ambiente interno da empresa. O setor possui inúmeras funções que agregam às empresas e acrescentam muito para as vantagens competitivas. O seu principal objetivo é manter um ambiente harmonioso, uma vez que, um clima de cooperatividade e empatia entre os membros é capaz de promover maior engajamento da equipe nas atividades que desenvolvem.

A seguir serão apresentadas algumas formas de o setor de RH contribuir para as vantagens competitivas das empresas:


• Selecionar os melhores talentos na hora de fazer o processo seletivo:

O setor de Gestão de Pessoas ou RH é responsável pela elaboração do processo seletivo das empresas, desde o processo até a efetivação do membro. Dessa forma, o setor está trazendo maior poder de competitividade, uma vez que, eles devem analisar através dos perfis comportamentais, quais serão os melhores candidatos ao cargo e isso trará consequências positivas na empresa futuramente, pois serão aqueles membros selecionados os responsáveis pelo andamento da empresa.

• Reter os colaboradores:

Além de fazer a seleção dos melhores talentos para trabalhar em determinada empresa, é função dos membros de Gestão de Pessoas reter os candidatos escolhidos, isto é, após a contratação, o setor de RH se encarrega de organizar treinamentos e desenvolver os membros, além de estabelecer o bom clima organizacional da equipe que acabou de entrar.

• Garantir um ambiente harmonioso entre os membros garantindo um melhor engajamento da equipe:

Outra forma de garantir o sucesso da empresa, é por meio da interação, fazendo com que o membro sinta mais segurança e mais confiança com os colegas de trabalho, gerando maior motivação e sinergia entre eles. Além disso, o setor de RH é responsável por elaborar estratégias que motivem os membros, através de desafios, comunicação entre os setores, cultura de feedbacks e momentos de lazer.

• Manutenção de um bom clima organizacional:

Uma das maiores contribuições do RH para empresa se dá na análise de clima organizacional. Cada empresa possui suas particularidades, sendo assim, a forma que isso se aplica varia de acordo com cada empresa, mas é fato que a maioria das empresas realizam esse processo, pois ele é o diferencial para o bom andamento de cada departamento. De tempo em tempo, o setor de RH é responsável por traçar planos de ações que melhor se adequam para cada situação, isso inclui as demandas, a relação entre os membros e o cumprimento de metas.

• Desenvolvimento dos membros:

Por último, mas não menos importante, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento interno de cada membro da empresa é o setor de RH, isso porque ele é responsável por acompanhar cada membro individualmente, fazendo com que cada um se desenvolva naquilo que esteja escasso. Essa estratégia é uma forma de fazer com que cada pessoa cresça profissionalmente ou até mesmo pessoalmente, garantindo um resultado mais satisfatório nas atividades da empresa.


Portanto, são inúmeras as contribuições do setor de RH para as vantagens competitivas da empresa, cada estratégia, da mais simples a mais complexa, é capaz de garantir que os profissionais daquela companhia estejam mais preparados e isso é uma vantagem quando se trata de empresas que não pregam o setor de RH como essencial para o andamento da organização. Sendo assim, pode-se dizer que todo o desenvolvimento das atividades está relacionado ao setor de RH e este é o diferencial de uma boa empresa.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo