Buscar

Como reduzir os impactos do COVID-19 no seu negócio

Atualizado: Mai 1

A crise econômica causada pela pandemia do corona vírus tem afetado diretamente micro e médios empreendimentos, que se deparam com uma queda significativa no volume de vendas trazendo enormes prejuízos aos negócios. Nesse momento de medos e incertezas, é essencial analisar de forma clara e racional quais são as melhores saídas para que o seu negócio seja o menos afetado possível. Por isso, nesse post iremos abordar estratégias para que seu negócio supere esses dias difíceis. Antes de tudo, é necessário se fazer essas 5 perguntas:


1. Qual o tamanho do meu problema?


Antes de procurar medidas para resolver o problema, precisamos entende-los melhor. Você precisa entender o quanto você está sendo afetado e o quanto isso pode te prejudicar. É importante realizar os cálculos com uma mentalidade realista-pessimista para que o seu desafio não seja negligenciado.


2. Quem vai me ajudar a superar isso?


Não é necessário passar por esse momento sozinho. Faça uma lista com todas as pessoas que podem te ajudar a superar este momento e abra o jogo acerca do real cenário que está enfrentando. Essa pessoa pode ser um amigo, parente, professor ou líder. O mais importante é que sejam pessoas que você tem total confiança.


3. Qual a saída mais próxima?


Se você já andou de avião, recebeu todas as instruções para achar a saída de emergência mais próxima caso algo dê errado. É isso que precisa estar claro nesse momento: a sua saída de emergência mais próxima. Você possui alguma reserva financeira? Consegue mudar o seu modelo de negócio? Consegue se adaptar às mudanças do mercado?


4. Quais produtos/serviços são os mais afetados?


Caso você trabalhe com diferentes produtos, provavelmente haverá aqueles que serão mais ou menos afetados frente a crise. É muito importante medir e elencar quais são estes produtos. Ter esses dados em mãos permitirá que sejam feitas alterações nas suas estratégias de venda.


5. Quão comprometido você está para superar isso?


Pode parecer bobagem em um primeiro momento, mas a sua dedicação será altamente responsável pelo sucesso de suas ações, especialmente se for o único gestor. Construir uma boa estratégia para retornar ao mercado irá te colocar em uma posição de vantagem quando tudo isso passar. Não é hora de ficar de braços cruzados, é momento de trabalhar.




Alternativas para enfrentar o COVID-19


1. Busque alternativas de atuação


Uma das principais medidas para conter o avanço da pandemia é evitar o acúmulo de pessoas em um mesmo lugar. Para isso, é preciso buscar alternativas de trabalho que diminuam o contato entre os indivíduos. O Home Office pode ser uma boa opção para trabalhar sem que ocorra o contato humano. Para isso, existem diversas ferramentas que permitem o contato online e comunicação à distância como por exemplo o Skype, Hangouts e o Zoom.


2. Avalie seus custos e recursos


Nesse momento, mais do que nunca, é essencial que se tenha um conhecimento claro acerca de todos os seus custos e recursos disponíveis. Mapeie todo seu recurso disponível e planeje o quanto será necessário usar para enfrentar a possível queda de venda. Além disso, em um cenário de defasagem de faturamento, é importante priorizar os seus custos e manter apenas os que são essenciais e reduzir os demais.


3. Entre em contato com seus fornecedores


Com a situação atual, é possível que alguns de seus fornecedores não consigam atender toda a demanda e deixem de fornecer materiais básicos para o seu negócio. Logo, é importante manter o contato com os fornecedores e assegurar de que seu negócio será devidamente abastecido. Em caso de insegurança, reforce seus estoques para conseguir atender seus clientes. Além disso, com a queda de receita, talvez seja necessário negociar o pagamento com os seus fornecedores. Essa negociação pode segurar um capital que, de fato, fará toda diferença.


4. Cuide de seus colaboradores


Em um momento como esse é necessário redobrar sua atenção para o capital humano. Não é momento para cometer loucuras realizando contratações e altos investimentos. Mais do que nunca, uma boa gestão de pessoas é essencial dentro de seu negócio para que seus colaboradores estejam engajados e dispostos a superar esse momento.


5. Abuse das mídias sociais


Tendo em vista que praticamente todos os clientes estão reclusos em casa, não existe momento melhor para fazer com que o seu negócio chegue até eles através das mídias sociais. Promover seus produtos através da internet é, provavelmente, a solução mais eficiente e barata disponível. Que tal aproveitar esse momento para investir em Marketing digital?





Você pode solicitar um diagnóstico gratuito e pode descobrir como a Dinâmica Consultoria Jr. pode te ajudar a enfrentar esse momento difícil clicando aqui.






1 comentário

Posts recentes

Ver tudo