Buscar

Como utilizar o WhatsApp como um canal de vendas?

O aplicativo WhatsApp está presente na vida da maior parte dos brasileiros que o utilizam com a finalidade de realizar conversas pessoais com amigos, familiares, entre outros. Apesar de ser muito voltado para o pessoal, a empresa responsável pelo app criou em 2018 uma nova ferramenta chamada “WhatsApp Business”, para que empresas possam incorporá-lo no seu processo de vendas, podendo ampliar os seus resultados alcançando um maior número de pessoas, devido ao contato facilitado.



Vantagens do uso do WhatsApp empresarial :


O programa oferece muitas possibilidades para seus usuários, e é claro que muitas delas ajudam muito no trabalho realizado por empresas que precisam do contato com terceiros, como clientes ou colaboradores.

Pensando nisso, podemos citar várias vantagens do uso dessa rede social para o contato entre a empresa e alguma outra pessoa, como por exemplo, as mensagens programadas que possuem o objetivo de automatizar o primeiro atendimento, utilizando “Bots” (inteligências artificiais) que respondem as dúvidas mais comuns recebidas.

Também podemos contar pelo uso do aplicativo pelo computador, o que pode ser mais fácil para aqueles que estão acostumados a digitar no teclado analógico e não nas telas dos celulares. Outra vantagem é o envio de áudios, que podem ser um meio mais rápido de resposta em momentos nos quais não há muito tempo para digitar, além do envio de imagens e vídeos, podendo mostrar as opções dos produtos para o comprador, mostrar o seu funcionamento, tendo um contato mais direto com o cliente. Mais uma incrível ferramenta é o Catálogo de Produtos que oferece a opção de expor os produtos que são ofertados nas lojas em um catálogo no próprio app, proporcionando um meio mais fácil de encontrar suas opções de compra.



Como adaptar a ferramenta na empresa:


Para que seja possível fazer o uso dessa função em alguma empresa, primeiramente é necessário baixar o aplicativo chamado “WhatsApp Business”, disponível nas lojas de aplicativos dos celulares, no app deve-se colocar o telefone comercial. Incluir o aplicativo como meio de contato de vendas, juntamente com o e-mail e ligações, é uma excelente ideia para que possa ser agendada alguma ligação, ou então realizar o processo via mensagens.

O responsável deverá elencar os produtos e serviços disponíveis na área definida para isso no aplicativo, além de definir uma mensagem pronta e informar os horários de funcionamento da empresa, o endereço, as especificações, contatos como e-mail e redes sociais, buscando informar ao máximo o cliente. A linguagem utilizada de acordo com o público alvo e também as informações sobre a empresa devem ser de conhecimento geral de todos os funcionários, mantendo um padrão de respostas, não saindo do profissional.



Dicas para um melhor resultado:


Com o objetivo de facilitar a utilização dessa função, podemos listar algumas dicas essenciais para se aplicar e tornar prático o WhatsApp como canal de vendas, como por exemplo:

  • Pedir a autorização do envio de novidades e divulgações aos clientes, pois nem todos gostam de receber mensagens com esses intuitos. A falta dessa consideração muitas vezes tem potencial para gerar um decréscimo no número final de clientes da determinada empresa;

  • Com o objetivo de alcançar muitas pessoas sem precisar enviar mensagens de uma por uma, fazer o uso de listas de transmissão é uma ótima alternativa, pois as mesmas enviam o texto desejado para um grande número de contatos escolhidos;

  • Para ter um número cada vez maior de contatos, a divulgação do contato nas redes sociais da empresa é de grande importância, aumentando a procura e consequentemente a demanda;

  • Utilizar os status do WhatsApp que publica fotos por 24 horas para divulgar produtos ou promoções;

  • Sempre enviar ofertas atrativas para os clientes, buscando sempre atender suas necessidades;

  • Criar um funil de vendas para atender as particularidades de cada tipo de cliente, enviando mensagens para as pessoas definidas;

  • Criar um cronograma para as mensagens, decidindo quais dias serão separados para o envio das mensagens sobre novidades etc.

Logo, entende-se que o WhatsApp é uma ferramenta muito eficiente para o contato entre empresas e seus clientes, sendo uma forma simples e prática de atender a todos da melhor forma e de maneira mais pessoal. É bem fácil de ser aplicado na sua empresa e pode ser de grande ajuda nas vendas!



Artigo escrito por :

Ana Júlia Alvim

1 comentário

Quem Somos

Serviços

- Quero empreender

- Finanças

- Gestão de pessoas

- Projetos

- Marketing

Ações Sociais

Blog

(32) 99906-5938

Praça Frei Orlando, nº 170, sala 2.26 PV - Centro, São João del-Rei - MG, 36307-352

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn