Buscar

Consultoria Financeira: saiba como esse serviço pode auxiliar seu negócio


Quando os rendimentos sobem e descem igual a uma montanha-russa, é porque chegou a hora de tomar uma atitude, não é mesmo? Afinal, é impossível conquistar a sustentabilidade do negócio sem buscar soluções para as questões econômicas. Nesse cenário se encontra a importância da consultoria financeira.


Mas qual a função de uma consultoria financeira?


A consultoria financeira é o processo no qual um consultor, profissional especializado na área, analisa as finanças da empresa e determina quais estratégias devem ser adotadas para que elas fiquem mais organizadas e alcancem maiores benefícios.

No geral, o orientador financeiro atua como um inspetor, analisando a causa dos problemas monetários e elaborando atitudes corretivas para esses erros dentro do negócio. Isso resulta num empreendimento mais seguro, estável e preparado para enfrentar os desafios de seu setor com maior eficiência.


Etapas de uma estruturação financeira


Diagnóstico: É onde ocorre o primeiro contato com o problema apresentado. Nesta fase, o consultor irá analisar a situação e avaliar quais pontos devem ser alterados a fim de propor melhorias nos resultados;


Planejamento: Com o diagnóstico em mãos, é possível traçar uma estratégia para reverter a situação. Para isso, serão levados em conta os objetivos da empresa, as metas que busca alcançar e as possibilidades operacionais;


Execução: Momento de implementar as ações pré-definidas, com toda a administração dos recursos financeiros. Com o auxílio do planejamento feito anteriormente, todas as iniciativas para conversão do quadro financeiro devem ser tomadas;


Acompanhamento: Com o projeto estratégico em andamento, é possível acompanhar se os resultados estão surtindo os efeitos esperados. Logo, nessa etapa o consultor analisa o que foi feito e verifica se as ações surtiram efeitos positivos.


Principais serviços


Por ser um campo de atuação amplo, a consultoria financeira empresarial pode atuar em diferentes áreas para a amplificação do seu sucesso financeiro.

  • Planejamento financeiro

Esse planejamento inclui controle de gastos, análise de orçamento e estratégias definidas, sendo muito útil para registrar metas de curto, médio e longo prazo.

  • Análise e gestão de custos

Examina como os custos da organização se comportam, de modo a identificar, corrigir ineficiências e melhorar a gestão.

  • Formação de preços

Identifica o melhor preço de venda do produto, considerando os custos, margem de contribuição e o mercado.

  • Gestão de carteiras de investimentos

Fornece a identificação de investimentos inteligentes para a empresa e auxilia no gerenciamento das mesmas.


Por que contratar?


Contratar uma consultoria financeira empresarial para o seu negócio é entender que um empreendimento com um bom planejamento, atinge resultados mais completos. Assim, com uma gestão financeira eficiente, será possível até mesmo ampliar sua empresa, seja em forma de produtos ou serviços.




Artigo desenvolvido por:

Francielle Cunha









0 comentário

Posts recentes

Ver tudo