Buscar

Consumo consciente: A prática que vem ganhando cada vez mais espaço na economia contemporânea

Atualizado: 30 de Set de 2020

Expressões como “consumo consciente, sustentabilidade e empresas verdes” vem ganhando cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas, mas você sabe de fato qual o significado dessas expressões?


O consumo consciente (ou consumo responsável) significa toda a prática de compra que envolva produtos eticamente corretos, ou melhor, cuja sua elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não agrida o meio ambiente.



Em uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu (em 2018) constatou-se que 76% das pessoas entrevistadas ainda praticavam o consumo consciente. Porém, observa-se que esse número vem mudando de uns tempos para cá. Em 2019 uma pesquisa realizada pela Union + Webster apontou que 87% da população brasileira preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis, e o mais legal de tudo é que 70% dessas pessoas afirmaram que não se importam em pagar um valor mais elevado por isso.


A vantagem competitiva das empresas verdes frente as outras é notória. Além de serem mais bem vistas pelos consumidores, elas contribuem por um ecossistema mais saudável, dando mais segurança aos seus clientes na hora de decidir qual produto levar.



Alguns exemplos de empresas sustentáveis


1- Dobra


Talvez você não conheça a Dobra pelo seu nome, mas certamente já viu ou ouviu falar sobre seus produtos, dentre eles o mais conhecido é a carteira, que além de ser bem fininha é feita com materiais recicláveis! A Dobra ficou bem conhecida por estimular o consumo consciente e fomentar a renda local de diversas pessoas, tudo isso com muito estilo, que é facilmente notado nos seus produtos!

2- Natura


Você certamente já ouvir falar sobre a Natura, ela é uma empresa muito conhecida em todo o Brasil e famosa por seus diversos produtos de cosméticos. Além do mais, foi a primeira empresa brasileira a ganhar o selo “The Leaping Bunny”, que atesta compromisso com a não realização de testes de produtos e ingredientes em animais.

3- Cemig A Cemig é uma das maiores empresas de energia elétrica no mercado atualmente, representando o Brasil no ranking das empresas mais sustentáveis do mundo pela Global 100. Além de ser destaque no Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 17 anos. O motivo disso tudo? Ela possui cerca de 98% de sua capacidade de geração de energia correspondente a fontes limpas, como a hidráulica!

Como posso adaptar a minha empresa?


Se a sua empresa não se preocupar com o consumo consciente, ela vai deixar de vender para esse novo perfil emergente de consumidores que se preocupam. E o perfil antigo de consumo não demorará muito a deixar de existir. Mas a perda de clientes não é o único fator relevante nessa nova realidade. Nutrir valores, como a sustentabilidade dentro da sua empresa, também trará a otimização do uso de recursos, o que ocasionará a redução de custos, além de colaboradores mais motivados a trabalhar para uma empresa consciente.

Lembre-se de que o fator social também tem muita importância: as pessoas valorizam empresas que se preocupam com o ser humano, a começar, por seus próprios funcionários e a comunidade no seu entorno.


Já está clara a importância do consumo consciente para o futuro da sua empresa. Mas, e agora? O que fazer?


1- Estude o conceito

2- Tenha um propósito além do lucro

3- Conscientize os colaboradores

4- Invista na liderança consciente

5- Priorize materiais que não causem danos ao meio ambiente

6- Mostre seus valores a seus clientes


O impacto


O principal desafio é a mudança de mentalidade, de ver valor em ser sustentável e fazer o consumidor enxergar valor na sua postura. No entanto, essa mentalidade já vem mudando há anos, uma vez que as leis estão mais rígidas, os consumidores mais conscientes e a concorrência tão acirrada que qualquer ineficiência é fatal.


O consumo consciente já é uma realidade que veio para ficar, tanto entre os consumidores quanto nas empresas e, talvez, quem não se adequar corre sério risco de ser penalizado pelo próprio mercado.


Pensando também nesse momento difícil de pandemia pensamos em algumas soluções para reduzir os impactos do COVID-19 no seu negócio, clique aqui para conferir!


Se você tem dificuldade para planejar e organizar os valores da sua empresa, a Dinâmica Consultoria Jr. pode lhe ajudar! Solicite agora mesmo um diagnóstico gratuito e sem compromisso clicando na imagem abaixo para conhecermos um pouco mais de você e de seu negócio!


Artigo escrito por :

Gabriel Carvalho

Posts recentes

Ver tudo