Buscar

Pare de perder dinheiro! Saiba a importância de diferenciar custos e despesas.

Como falamos no nosso artigo sobre Plano de Negócios, “segundo o IBGE, seis em cada dez empresas fecham em até cinco anos de atividade”. Entre os vários motivos que levam as empresas à falência, um deles é confirmado: Deixar de acompanhar ou fazer uma má gestão das finanças do negócio.

Nessa atualidade tão competitiva em que as empresas lutam para reduzir preços e se diferenciarem dos concorrentes para tentar manter seus clientes ou conquistar outros novos, tomar as decisões que podem garantir a sobrevivência do seu negócio requer deixar de agir pela intuição e começar olhar os números que fazem parte dele, afinal, o que não é medido não pode ser gerenciado.

Dos vários conceitos que devem ser medidos pelo empreendedor, hoje vamos falar de dois que muitos acham que são a mesma coisa, mas conhecer suas diferenças é essencial para o sucesso do empreendimento: Os Custos e as Despesas!


Mas existe diferença entre Custos e Despesas?


Os custos e as despesas fazem parte dos gastos das empresas para se manter funcionando e entregarem aquilo que é o seu foco. Explicando melhor, custos são todos os valores gastos na produção de bens ou na realização de serviços e despesas são todos os valores gastos para administrar e sustentar o funcionamento da empresa, sem que tenham relação direta no processo de produção.


Para ficar mais claro, aqui vão alguns exemplos:

Custos

  • Mercadorias compradas para revenda;

  • Salários e encargos dos trabalhadores da produção

  • Matéria-prima;

  • Embalagens;

  • Depreciação de máquinas e equipamentos;

  • Energia elétrica usada na produção;

  • Manutenção de máquinas;

  • Materiais de conservação e limpeza para fábrica.


Despesas

  • Materiais e equipamentos utilizados no departamento administrativo, comercial, de marketing, financeiro e recursos humanos, assim como salários e encargos dos trabalhadores desses departamentos.

Ainda em dúvida em como diferenciar custos e despesas? Faça a seguinte pergunta: Se eu eliminar esse gasto, a minha quantidade de estoque ou minha produtividade seria afetada? Se a resposta for sim, trata-se de um custo e não uma despesa.

Por que é importante saber disso?

Agora que você já sabe as diferenças entre custos e despesas, vou te contar por que é importante saber elas.

Se você faz bolos em casa para vender, tudo que você gasta com ingredientes, é custo. Já as despesas, são os gastos necessários para você manter o seu negócio. Luz, água, internet, por aí vai. Quanto mais bolos você vender, mais custos você vai ter, mas as despesas continuam as mesmas.

Então, se você não conhece a diferença entre custos e despesas não saberá o verdadeiro custo dos seus produtos e sem saber disso, não saberá a margem deles e o quanto precisa vender para que esses produtos se paguem e sobre para pagar as despesas e ainda para ter um lucro. Outro problema é que você não saberá se precisa diminuir esses custos, aumentar os preços ou aumentar as vendas para ter lucro.

Identificando que o custo está acima da média dos concorrentes, então você possui algum problema dentro do processo ou o preço que você paga está defasado. Agora, se for a despesa que estiver elevada, então a empresa possui uma estrutura muito superior ao volume de vendas e precisa alavancar vendas ou reestruturar seu negócio.

Se você não sabe como fazer, calma, tem uma solução...


Agora que você já sabe a importância de conhecer as diferenças entre os custos e despesas, é interessante conhecer também um serviço que coloca em prática esse conhecimento. Esse serviço, chamado análise de custos, é uma consultoria que tem o objetivo de organizar e detalhar todos os custos da sua empresa, definindo claramente os custos fixos e variáveis, assim como despesas fixas e variáveis, sendo possível então, calcular com exatidão a margem de lucro.

Leu esse post e chegou a conclusão que precisa de uma consultoria? Nós da Dinâmica Consultoria Jr. somos especialistas nesse tipo de serviço, clique no botão abaixo e solicite um diagnóstico gratuito.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo