Buscar

Endomarketing, entenda o que é, seus benefícios e como você pode aplicá-lo dentro da sua empresa

Funcionários engajados e comprometidos são o desejo de cada vez mais empresas. Existem estratégias a serem adotadas para garantir que o sucesso de uma empresa venha de dentro, a fim de conquistar, manter e atrair profissionais qualificados e comprometidos com suas tarefas e tudo isso será alcançado através de estratégias e ações. Conheça o conceito de Endomarketing, os benefícios quando bem trabalhado, maneiras de desenvolvê-lo na prática, cases de sucesso e ideias de endomarketing em home office.





O que é Endomarketing?


O conceito de Endomarketing pode não ser popular, mas é bastante claro, o termo Endomarketing se refere ao conjunto das estratégias de marketing voltadas ao interior de uma empresa, aos seus funcionários. A estratégia tem como principal objetivo melhorar o clima organizacional da empresa, conquistando seus colaboradores, motivando e engajando profissionais e reduzindo a rotatividade de funcionários.


O termo é semelhante a “Marketing Interno”, já que lida com a imagem vista pelo funcionário em relação à empresa que trabalha. O sucesso das estratégias de Endomarketing está ligado muito fortemente com a relação entre funcionários e empresa, um funcionário satisfeito, engajado e motivado produz resultados e processos muito melhores, e, além disso, pode disseminar a imagem da empresa para as pessoas que tem contato, e uma opinião favorável à imagem de uma empresa certamente gera potenciais clientes.



Benefícios de um Endomarketing bem trabalhado.


Um endomarketing bem desenvolvido tem grande potencial para alavancar resultados, visibilidade, reconhecimento da empresa, o que gera o sucesso da mesma. Confira alguns dos benefícios:



- Motivação: Um funcionário motivado trabalha melhor, com qualidade e dedicação. Eles podem ser ainda um meio de divulgação da empresa e tem potencial para construir uma imagem verdadeira e muito positiva de sua empresa.


- Produtividade: O funcionário motivado automaticamente rende mais. Pois trabalha visando a qualidade de suas entregas, o que otimiza melhorias para a empresa como um todo.


- Engajamento: Um funcionário motivado, produtivo, participativo e engajado é extremamente capaz de contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa.


- Clima Organizacional: O ambiente de trabalho influencia diretamente na qualidade do serviço, as melhorias no clima da empresa permitem que ela obtenha melhores resultados. Saiba mais sobre a Análise de Clima Organizacional.


- Objetivos alinhados: O endomarketing permite que todos os funcionários de diversas áreas conheçam os objetivos da empresa, assim podem ajudar a construir e alcançar todas as metas e planos desejados.


- Inovação: O funcionário que tem sua importância reconhecida se sente mais disposto a ajudar no crescimento da empresa e tem mais ideias de melhorias em diversas áreas, promovendo assim a cultura de inovação e o sucesso da empresa.


- Aumento das oportunidades de negócio: O sucesso não é individual, o desempenho externo depende inegavelmente do interno, um corpo interno feliz e motivado atrai e transmite esses sentimentos aos clientes.


- Combinação de estratégias: O endomarketing pode ser alinhado às estratégias do Marketing.


- Diferencial: Uma empresa com funcionários comprometidos fortalece sua imagem também no mercado, essa imagem positiva traz um diferencial competitivo já que atrai os clientes.



Como desenvolver o Endomarketing na sua empresa


Sabendo do conceito e dos benefícios do endomarketing, ele se torna bastante atrativo! Disponibilizamos algumas dicas para desenvolver essa ferramenta em sua empresa, acompanhe:





- Defina os objetivos e um planejamento para alcançá-los: Os objetivos devem ser claros para serem tomadas ações para alcançá-los, após estarem definidos, um planejamento deve ser traçado, estabelecendo estratégias, recursos, métricas e demanda de tempo. É importante que seja documentado e de alcance de todos os envolvidos.


- Estabeleça a comunicação interna: Essa é a base de um endomarketing desenvolvido, implemente canais assertivos e funcionais de comunicação interna, de acordo com seu perfil e que atinjam todo o público.


- Elimine as barreiras: Os funcionários tem potencial para contribuir, a livre comunicação e a participação só trazem benefícios.


- Tenha políticas de reconhecimento: Podem ser avaliados benefícios e incentivos aos funcionários, se o funcionário se destaca e ajuda a empresa, ele deve ser recompensado por isso. Essas políticas devem se basear no desempenho e impulsionam os profissionais a se dedicarem ainda mais para serem recompensados com bonificações.


- Ofereça capacitação: Todos ganham com profissionais mais qualificados.


- Estimule a integração e faça pesquisas de clima organizacional.


- Apoie o crescimento: Elogie e divulgue os bons exemplos tanto para reconhecê-los quanto para servir de inspiração. Todos devem ser valorizados , estimulando a cultura de feedbacks positivos e da gratidão, demonstrando respeito pelos funcionários.


- Vídeos institucionais: O endomarketing pode usar do potencial desse formato e utilizá-lo como ferramenta, para atrair, transmitir mensagens da empresa e engajar toda a equipe.


- Cultura inovadora: Esteja sempre atualizado, transmitindo uma imagem inovadora e preocupada em evoluir. Vale estimular iniciativas, compartilhar conhecimentos e adotar novas estratégias.



Cases de sucesso


Para desenvolver um endomarketing bem trabalhado, é válido conhecer cases de sucesso. Aqui te apresentamos alguns para que você possa se inspirar:


- MRS Logística: Essa empresa começou seu endomarketing pesquisando sobre o sentimento dos profissionais no desempenho de suas funções. Com os resultados dessa pesquisa eles planejaram ações para se posicionar internamente. Criaram canais de comunicação e valorização de suas equipes e com seu sucesso entraram na lista das “Melhores Empresas Para Se Trabalhar”, da Revista Exame.


- Portobello: Suas estratégias de endomarketing visavam o desenvolvimento dos colaboradores, para isso, criaram um Programa de Desenvolvimento e Crescimento para promover a transparência nos processos, essa comunicação foi feita de maneira lúdica e oferecia informações sobre a importância de se qualificar de uma maneira leve, criaram também cartilhas e um game para fortalecer ainda mais suas estratégias.


- Toyota: Se tornaram referência mundial no assunto, investem tempo e dedicação para ouvir os funcionários. Todos os profissionais podem sugerir melhorias e ideias, que são selecionadas e até colocadas em prática. Para garantir a integração entre funcionário e empresa, cada novo colaborador passa por 5 meses de treinamento, onde aprendem seus valores e posicionamentos e acompanha cada processo de produção, além das necessidades dos clientes. Ao final ele tem conhecimento e pode propor inovações, e se sente valorizado e engajado. A Toyota também investe em conhecimento para seus profissionais, os capacitando cada vez mais.



Endomarketing em cenários de home office


O Endomarketing mantém toda sua importância mesmo em realidades em que os colaboradores estejam em casa e fisicamente distantes de suas equipes, eles devem continuar informados, motivados e engajados com a empresa. Sugerimos algumas atividades a serem desenvolvidas para que os bons resultados continuem sendo obtidos mesmo em cenários de home office.





- Comemorações: As comemorações já realizadas na empresa devem continuar de maneira adaptada. Podem ser combinadas chamadas de vídeo, enviar emails com cartões virtuais, enviar e fazer a entrega de algum mimo ou até algum benefício quando cabível.


- Espaço para elogios: Esse espaço deve ser mantido em momentos de distanciamento, nestes, é comum o aparecimento de sentimentos de solidão e desmotivação, o que torna a necessidade de realizar espaços para elogios. Esta ação deve ser realizada de maneira virtual, através de redes sociais, aplicativos de mensagens, ferramentas de recados, formulários do google, enfim, muitas opções existem para inovar e promover a autoestima e o reconhecimento dos membros com uma comunicação focada na empatia. O feedback pode ter o formato “Isso é o que você fez. Isso é o que eu sinto. Essa é a minha necessidade que foi atendida.”


- Compartilhem indicações: Em casa as pessoas podem aproveitar seu tempo para fazer coisas novas, para promover a integração é válido incentivar que os colaboradores compartilhem suas atividades em seu tempo livre. Podem ser indicações de livros, cursos e várias formas de entretenimento.


- Desafios e interações: Podem ser feitos desafios e interações nas redes sociais como forma de engajar os colaboradores, propondo postagens de lembranças da equipe e os mais diversos temas.


- Saúde mental: A saúde mental dos colaboradores deve ser tratada de perto pelas estratégias de endomarketing. Várias são as atitudes a serem tomadas, promover espaços de interação, conversas e se necessário, até mesmo atendimento psicológico.



Como posso começar?


Ficou inspirado e quer começar a implementar o Endomarketing na sua empresa? A Dinâmica consultoria júnior pode te ajudar neste processo! A Análise de Clima Organizacional faz total diferença dentro de uma empresa que presa pela cultura de crescimento e alinhamento entre seus funcionários. Com certeza é o START que você precisa para melhorar seus resultados internos que refletirão consequentemente externamente.



Escrito por:

Maria Vitória Sena


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo