Buscar

Ferramenta funil de ideias pra quem quer começar a empreender

Sabe quando você acha que tem em mente várias ideias brilhantes pra usar em seu próprio negócio mas não sabe se são brilhantes mesmo? Então, quero te contar que existe uma ferramenta com o objetivo de analisar essas ideias e selecionar a viabilidade a eficiência delas. Essa ferramenta chama-se: FUNIL DE IDEIAS.


O nome por si só já consegue passar um pouco da forma como funciona essa ferramenta. Ela consiste em unir todas as ideias e usar critérios para avaliar e selecionar até ser encontrada a melhor a ser implementada. Ela possui duas abordagens, sendo a primeira relacionada à experiência pessoal e a segunda, relacionada à observação do mercado. É nomeada como funil de ideias, mas pensando bem, parece mesmo é com uma peneira não é?! (Risos).


Esse processo de seleção de ideias é extremamente importante, principalmente para quem está entrando agora no mundo do empreendedorismo. Mas você deve estar se perguntando o porquê. E eu vou te responder de uma forma bem simples: Ele irá te ajudar a tomar a decisão certa.


Não é fácil abrir uma empresa e muitas fecham as portas com pouquíssimo tempo de existência. Uma forma de se prevenir para tal fracasso é usar o funil de ideias para diagnosticar conjuntamente a sua experiência e a necessidade do mercado.


Sendo uma ferramenta tão relativamente simples e tão eficiente, é que nós da Dinâmica Consultoria Jr. sempre aconselhamos o uso do funil de ideias no empreendedorismo. Empreender pode ser muito difícil, mas com o uso de ferramentas eficientes, tem como facilitar.


Logo abaixo, deixarei algumas perguntas, como exemplo, que podem te ajudar a realizar o os questionamentos para a utilização do funil de ideias:


  1. Perguntas importantes sobre experiência e vivência pessoal:


  • Quem é você? (Interesses, formação acadêmica, experiências de trabalho, etc);

  • O que você sabe fazer? (Habilidades, técnicas...) (Aqui, você já começa a ter ideia do que pode fazer no seu negócio);

  • Quem você conhece? (Quem poderão ser seus primeiros clientes?)


2. Perguntas importantes sobre o mercado:


  • Quais são as últimas tendências do mercado? Em qual nicho tem surgido mais oportunidades?;

  • Procure saber ideias que deram certo e também ideias que deram errado;

  • A partir dessa pesquisa sobre o mercado, busque focar naquelas que mais te motivaram a empreender;

  • Por fim, pense em como está a situação do mercado para essa ideia;

  • Existem potenciais clientes? Quem serão seus concorrentes? Como o mercado da área estará daqui a um tempo?


Agora, conta pra mim nos comentários. Você já conhecia o funil de ideias? Já usou? Conhece algum outro tipo de ferramenta eficiente para empreendedores?


ESCRITO POR: Giovanna Castro


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo