Buscar

Ferramentas para uma Gestão Financeira de qualidade para a sua empresa!

É inegável a importância de uma boa gestão financeira em quaisquer segmentos de negócio, desde as empresas de pequeno porte até as grandes empresas. Segundo pesquisas e estudos, a maioria dos pequenos e microempresários têm alguma deficiê

ncia para cuidar e organizar a área financeira da sua empresa, seja simplesmente por não entenderem como deve ser feita, por falta de tempo ou por não considerar uma atividade tão importante.

O que não sabem é que fazer gestão financeira é se planejar para alavancar seus resultados.



Fluxo de Caixa, Análise de Custos e Precificação: conheça as ferramentas para um planejamento financeiro


Antes de tudo, devemos partir do pressuposto de que o que não é medido, não é gerenciado, por isso é essencial que haja o registro do máximo de informações necessárias, para que posteriormente seja possível analisar e apontar áreas que possam passar por melhorias e otimizações.

Dentre os principais motivos que levam à falência, estão o planejamento errado, a confusão dos gastos, falta de controle financeiro. A gestão financeira serve justamente para que haja a precaução desse mal, por meio das ferramentas citadas anteriormente, por exemplo.


Fluxo de Caixa

Com o fluxo de caixa, é possível acompanhar a mutação diária, semanal ou mensal das entradas e saídas da empresa, observar os períodos onde ocorrem mais vendas e principalmente se precaver observando a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com essa ferramenta, o empresário poderá ter uma visão do presente e do futuro da instituição, inclusive, impedindo possíveis dificuldades financeiras.

Caso ocorram períodos onde o saldo foi negativo, é possível fazer uma análise para entender o porquê de ter acontecido, como clientes inadimplentes ou contas mensais pagas em um mesmo período, as respostas aparecerão com um bom estudo.

[POST NO BLOG]: O QUE É FLUXO DE CAIXA E PORQUE VOCÊ PRECISA DELE


Análise de Custos

Custos e despesas basicamente são as obrigações da empresa. Apesar de serem similares, existe uma diferenciação básica entre os dois. Enquanto os custos são gastos relativos ao produto, as despesas não estão ligadas ao mesmo, mas sim ao restante da empresa, como a parte administrativa.

Uma das melhores formas de otimizar os lucros de uma empresa é pela identificação de custos e redução dos mesmos, mas obviamente não em qualquer lugar, afinal, talvez não seja a melhor ideia abrir mão da qualidade ou de alguns funcionários em busca de um custo menor. A análise de custos serve justamente para que seja possível a diminuição de custos da entidade e ainda assim fazer com que a qualidade do serviço permaneça a mesma e até melhore. O ideal é a diminuição das despesas, buscando maximizar a produção com técnicas novas que aumentem a produtividade e aproveitando melhor os recursos, buscando assim diminuir o CMV do produto ou ainda procurar credores para tentar renegociar dívidas existentes.

[POST NO BLOG]: A IMPORTÂNCIA DA RESERVA DE EMERGÊNCIA



Precificação

Você sabe exatamente qual é o valor de venda do seu produto? A margem de lucro esperada com a venda do mesmo? Sem ter conhecimento do assunto, sua empresa pode estar perdendo dinheiro subcusteando o produto que está vendendo, assim diminuindo consideravelmente a margem de lucro. Por isso, uma precificação correta é de extrema importância pois pode definir a saúde financeira da sua empresa e o seu futuro.

[POST NO BLOG]: COMO DEFINIR O PREÇO DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO



Como podemos te ajudar

Agora que já vimos a importância de uma boa gestão financeira e ferramentas práticas para sua aplicação, é possível concluir a mesma é essencial para o gerenciamento de uma empresa implicando na análise e tomada de decisão, na organização das despesas e na otimização dos processos.

Nós da Dinâmica Consultoria Jr. oferecemos os serviços de Fluxo de Caixa, Análise de Custos, Análise e Diagnóstico Financeiro e Formação de preço, todos esses sendo ótimas ferramentas para a melhoria da gestão financeira. Com o diagnóstico personalizado, observamos qual é de fato a necessidade da empresa. Solicite gratuitamente agora mesmo com um de nossos especialistas!


[POST NO BLOG]: 5 MOTIVOS PARA INVESTIR EM UMA CONSULTORIA EMPRESARIAL




Artigo desenvolvido por:

Íris Nascimento

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo