Buscar

Fidelizar seus clientes: importância e como fazer

Um negócio não é nada sem seus clientes, não é mesmo? Então por que não manter aquele cliente que já te conhece, já sabe o valor do seu produto e já possui um relacionamento com você? É muito mais fácil e mais barato vender para quem já conhece seus produtos ou serviços do que para um novo cliente, além disso, manter um bom relacionamento com eles pode facilitar muito as vendas para novos clientes através de indicação.

A relação com o cliente deve ser como uma amizade, dar toda a atenção necessária, perguntar sobre a satisfação dele em relação ao que você vendeu e recolher feedbacks que possam melhorar o seu produto ou serviço.

Mas por onde começar? Como fazer isso?

Estamos aqui para te ajudar e te orientar nessa conquista! Dividimos em 3 etapas para facilitar o processo no seu negócio!


Identifique seus clientes

Faça uma lista ou planilha com todos os clientes que já compraram com você, todos que você lembra e que possui registro. É bom que nessa etapa você coloque dados que ajudem na relação futura, anotar o que o cliente comprou, qual outro possível interesse, qual o motivo da compra, como foi a compra e o que mais você achar pertinente.


Entre em contato

Estabeleça contato com esses clientes. Pode ser ligação, mensagem, encontrando na rua, ou até na próxima compra. Nessa etapa a conversa pode ser mais descontraída perguntando sobre o que ele achou da compra, se ficou satisfeito, o que poderia melhorar, se ele tem alguma reclamação, inicie um relacionamento com os clientes.


Mostre o quanto eles são únicos

Faça com que seus clientes sintam-se únicos! Num mercado tão competitivo nós acabamos perdendo a noção do que é automático e do que é especial, faça com que seu cliente se sinta especial. Pequenas ações fazem toda a diferença, como lembrar do aniversário dele, enviar um desconto, dar um brinde exclusivo. Quanto mais profundo for seu relacionamento, melhor será seu gesto único para cada cliente.


Atualmente com as redes sociais, podemos compartilhar todo tipo de informação e claro que compartilhamos também as marcas que gostamos. No entanto, é muito mais comum ver pessoas reclamando das marcas do que falando bem, então não dê motivos para seus clientes falarem mal do seu negócio online! Isso pode afastar futuros clientes e dificultar muito o seu posicionamento no mercado. Por conta disso, vemos o quão importante é ter um relacionamento com seus compradores, ter um diálogo aberto para que eles possam reclamar primeiro com vocês do que online caso estejam insatisfeitos.

Portanto, fidelizar clientes é algo fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio, ter uma base de clientes estruturada que você pode contar sempre e experimentar produtos novos, colher feedbacks, gerar mais impacto nos resultados da empresa.


Falando um pouco sobre os benefícios e as principais vantagens de ter clientes fidelizados, podemos citar:


Indicação

Seus clientes podem se tornar grandes promotores e divulgadores da sua marca se ele estiver satisfeito e tiver criado esse relacionamento com você. Sempre tem um amigo ou familiar que também precisa daquele produto ou serviço, ou alguém pedindo ajuda na internet que pode surgir uma indicação. O cliente acaba fazendo o Marketing boca a boca, ajudando muito na divulgação da marca.


Mais vendas

Um cliente satisfeito e fiel sempre vai comprar mais produtos ou serviços, experimentar coisas novas que você tenha a oferecer e até trazer amigos para comprar também! Mesmo naqueles meses em que parece que não há muita movimentação, nem aquisição de novos clientes, você sabe que pode contar com a compra daquele que está satisfeito e vê valor.


Menos gasto de energia

É muito mais cansativo ir atrás de um novo cliente, apresentar para ele o seu produto, fazer com que ele veja valor e deixá-lo satisfeito com a compra, do que simplesmente manter um cliente que já viu o seu valor, já sabe quem você é, o que você faz e já possui uma relação.


Confiança

Um cliente que já conhece seus processos vai confiar em você caso aconteça alguma adversidade, algum problema nas entregas ou algo não planejado, será muito mais fácil de contornar uma situação desse tipo com um cliente fiel.


Transparência

Tanto você como o cliente, podem ser transparentes quanto aos feedbacks, dificuldades, processos que não estão dando certo. Isso facilita e ajuda muito na relação e na confiança que ambos terão um no outro.


Essas são algumas das muitas vantagens de ser amigo e manter um bom relacionamento com seus clientes. Existem muitas formas de se aproximar, o ideal é que seja personalizado para cada cliente, que seja único e que tenha um bom atendimento e qualidade nos serviços ou produtos oferecidos.


E você, já possui clientes fidelizados? Tem alguma dica a acrescentar?


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo