Buscar

Fluxo de Caixa: O que é e porque você precisa de um

Atualizado: 29 de Set de 2020

Você sabia que não é possível uma empresa sobreviver a longo prazo sem algum conhecimento de informações básicas para a gestão financeira do negócio? Conhecer o fluxo de caixa é uma parte fundamental dessa gestão, principalmente porque auxilia na tomada de decisões na empresa, deixando-a muito mais organizada.



O que é Fluxo de Caixa:


Empresários que tem controle sobre sua contabilidade, também tem uma empresa mais sustentável e saudável, o que é implementado principalmente com o uso do fluxo de caixa. Mas afinal, o que é um fluxo de caixa? Podemos defini-lo como uma ferramenta contábil que possibilita acompanhar as finanças, os investimentos e os rendimentos, prever possíveis gastos na empresa e auxiliar a verificar e idealizar um saldo para que haja sempre um capital de giro para aplicações e eventuais gastos.


Como funciona:


O fluxo de caixa pode ser desenvolvido de forma simples com papel e caneta (sendo mais trabalhoso) ou em planilhas e software de gestão, o que torna o processo muito mais organizado e ágil. Devem conter no seu fluxo de caixa: Todos os recebimentos (entradas) e todos os pagamentos (saídas), independente do tamanho, para que com isso você possa ter um controle e planejamento financeiro sobre sua empresa.


Normalmente, O fluxo é separado por mês, mas pode ser semanal e até diário, dependendo da movimentação do caixa. Nele, o empresário deve registrar diariamente as entradas que podem ser com vendas de produtos, consultorias ou investimentos. E também, registrar as saídas, que podem ser com o salário dos funcionários, contas de consumo, tributos, custos com fornecedores e até prestadores de serviços para a empresa. Estes dados podem ser divididos em categorias para facilitar a organização e visualização, como por exemplo: folha salarial, despesas administrativas, serviços e operações, despesas de marketing, investimentos, impostos, juros, vendas, financiamentos, retorno de investimentos, entre outras.





Benefícios:


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) lista inúmeros benefícios para a utilização do fluxo de caixa pois com ele o empresário pode:

● Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;

● Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;

● Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;

● Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;

● Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;

● Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;

● Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.





Momento de Pandemia e o trabalho em Home Office:


Em tempos de pandemia, inúmeras micro e pequenas empresas vêm sofrendo com a crise econômica que está acontecendo no Brasil e no mundo. Durante a pandemia, várias ações podem ser tomadas para que o empresário consiga sobreviver, mas sem um controle financeiro, este controle será muito dificultado.


O fluxo de caixa vai ajudar o empresário que está sofrendo com a crise a avaliar o saldo disponível e identificar a necessidade de capital de giro. Além disso, podem ser identificados gastos excessivos que posteriormente podem ser cortados para conservar o caixa da empresa.


Segue algumas dicas para utilização da ferramenta:

1- Identifique quais são as contas a receber e a pagar, conforme compromissos já assumidos ou previstos para próximos períodos.

2- Estime despesas para próximos meses, considerando sazonalidade das contas e o cenário atual.

3- Lance valores de contas a receber de acordo com o novo cenário, fazendo uma previsão mais conservadora.

4 – Tenha certeza que, os saldos das contas no fluxo, estejam iguais aos saldos reais do caixa e banco.


E caso a empresa esteja em um cenário negativo, procure avaliar a possibilidade de renegociação de prazos ou formas de aporte de capital de giro, evitando que a empresa não tenha condições de honrar com seus compromissos, ou seja, sem liquidez. (Quer saber mais sobre dicas de como reduzir os impactos do COVID-19 no seu negócio? Clique aqui)


Se você tem dificuldade para planejar e controlar as finanças de sua empresa, a Dinâmica Consultoria Jr. pode lhe ajudar a se organizar! Solicite agora mesmo um diagnóstico gratuito e sem compromisso clicando na imagem abaixo para conhecermos um pouco mais de você e de seu negócio!






Referências:


● Caixa Azul

● Sebrae

● https://catracalivre.com.br/sebrae/a-importancia-do-fluxo-de-caixa-para-micro-e-

pequenas-empresas/

● https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/a-importancia-do-fluxo-de-

caixa-para-a-sobrevivencia-do-seu-

negocio,818cfac4377af510VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=tema&codTem

a=3

● https://gestaoefinancas.com/5-principais-beneficios-do-fluxo-de-caixa/

● https://enotas.com.br/blog/fluxo-de-caixa-o-que-e-como-fazer/

● https://blog.egestor.com.br/tipos-de-fluxo-de-caixa/

● https://sebraers.com.br/momento-da-empresa/fluxo-de-caixa-e-essencial-para-

enfrentar-a-crise-do-coronavirus/


Artigo desenvolvido por

Julianne Castro Souza

Ivan Grossi

Quem Somos

Serviços

- Quero empreender

- Finanças

- Gestão de pessoas

- Projetos

- Marketing

Ações Sociais

Blog

(32) 99906-5938

Praça Frei Orlando, nº 170, sala 2.26 PV - Centro, São João del-Rei - MG, 36307-352

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn