Buscar

Gamification: Entenda o que é, suas vantagens e como começar

Atualizado: 29 de Set de 2020

Já percebeu como situações de jogos conseguem nos engajar por horas? Para além dos jogos tradicionais, se um professor promove uma competição em sala de aula ou um chefe uma determinada dinâmica que envolve acumulação de pontos no trabalho, por exemplo, as pessoas tendem a se engajar muito mais do que em uma situação normal. Isso é o que chamamos de Gamification!

Pode parecer sem sentido, mas a utilização de jogos em ambientes educacionais e corporativos além de ser embasada, é uma tendência crescente nos últimos anos. Se você quer entender melhor sobre essa nova lógica e como pode ser aplicada, leia esse artigo até o final!



O que é gamification ou gamificação?


Gamification, ou gamificação, consiste em usar técnicas, estratégias e o design de games em outros contextos que não sejam necessariamente associados aos jogos em si. É trazer o jogo para a realidade e impactar pontos como engajamento, produtividade, foco, determinação e outros, tornando mais fácil atingir metas e objetivos em qualquer contexto. Por meio dessa técnica, é possível transformar rotinas de trabalho e educação de forma que as pessoas se sintam mais motivadas a se dedicar às tarefas e desafios que cada situação exige. Você pode entender mais sobre motivação, engajamento e produtividade da sua equipe lendo nosso post sobre endomarketing.

Segundo estimativas, em 2020, a gamificação será um mercado de mais de 5 bilhões de dólares no mundo todo e, até o final do ano, 70% das maiores empresas do mundo terão pelo menos uma aplicação que utiliza este conceito, fazendo com que ele se torne algo fundamental no ambiente empresarial.



Como Gamification pode ajudar empresas?


Estratégias de Gamification ajudam empresas de diferentes formas e seguindo o objetivo de cada uma delas. É possível estimular o pensamento crítico dos colaboradores para que novas ideias e maneiras de pensar sejam levantadas. Além disso, definir comportamentos que sua empresa espera que eles sigam, maximizar o cumprimento de metas com base em desafios que existem no dia a dia da empresa.

É importante sempre levar em conta que é preciso proporcionar recompensas e reconhecimento como forma de retribuição.



Vantagens de adotar a Gamificação


Existem inúmeras vantagens que a Gamificação pode proporcionar para auxiliar nos processos e estratégias das empresas. Confira algumas vantagens:


1) Estimula o engajamento entre os colaboradores: A implantação de Gamification proporciona uma melhora considerável no clima organizacional das empresas. É possível criar uma situação em que todos precisem se unir para buscar um mesmo objetivo, por exemplo. Isso pode ser, até mesmo, uma forma de observar como cada um trabalha e age de acordo com as situações que surgem


2) Aumenta os lucros: É nítido que, se o time está engajado dentro da empresa, obviamente colabora mais com o objetivo geral do negócio. Quando o clima organizacional é agradável, as pessoas trabalham com mais empenho que acaba influenciando de maneira positiva nos lucros.


3) Evidencia possíveis líderes na equipe: Por se tratar de um método que simula uma espécie de dinâmica embasada em situações reais, torna possível a percepção de como cada um dos colaboradores age. Desse modo, se torna mais fácil identificar pessoas com qualidades exigidas em um líder.


4) Faz com que o time volte a se lembrar de pontos importantes: Querendo ou não, existem algumas práticas que são esquecidas pelos colaboradores com o passar do tempo. A Gamificação é composta por desafios, feedbacks constantes e recompensas. Tudo isso, permite recuperar a vontade de contribuir para o desenvolvimento da empresa. Além disso, possibilita que que padrões que foram deixados de lado voltem à tona e auxiliem nas boas práticas de trabalho dos colaboradores



O que você precisa saber para implantar a Gamificação na sua empresa?

a) Quais são os pontos fracos da empresa?

Antes de mais nada, você precisa identificar os principais problemas do seu negócio: seus funcionários estão desmotivados? Houve queda de produtividade? O engajamento da equipe diminuiu? Essas respostas são cruciais para poder começar o processo de Gamificação

b) Que objetivos você deseja atingir com a Gamificação?

Sabendo as principais dores da empresa, definir os objetivos da Gamificação se torna muito mais fácil. Para tanto, você precisa pensar em um plano que deve ser feito para solucionar esse problema.

c) Crie um plano e faça testes

Com os objetivos bem definidos, chegou a hora de elaborar um plano de como poderia passar essa experiência para os seus colaboradores. O principal ponto é tentar entender o quanto o processo vai ser interessante e eficiente para a sua realidade, por isso você vai precisar realizar alguns testes com grupos menores para avaliar os resultados.

d) Alinhe o plano com os ideais da empresa

Um bom alinhamento entre o projeto de Gamificação e os ideais da sua empresa faz com que o engajamento dos funcionários seja ainda maior, e que eles sintam familiaridade ao participar do processo.

e) Sempre trabalhe com feedbacks

Um dos fatores mais importantes da Gamificação é o uso de feedbacks. Dessa forma, seus funcionários vão saber se as ações que tomaram foram consideradas positivas ou negativas, de que forma eles podem melhorar, e podem se sentir mais abertos para aprender novas técnicas e atingir melhores resultados.

f) Experimente a Gamificação

Trabalhar com a motivação baseada em games é uma alternativa que não é só efetiva, mas também interessante. Experimente aplicar a Gamificação no seu negócio para atingir melhores resultados

E então? Convencido do poder dos games e pronto para aplicar sua lógica no seu negócio ou em outros contextos? Então mãos à obra!

Como você deve ter notado, criar uma realidade gamificada é mais simples do que parece a princípio e pode tornar tarefas cotidianas massantes em algo muito mais simples e prazeroso. Comece com algo fácil, como o que citamos nesse artigo, e repare como é possível modificar pontos como engajamento, motivação e retenção de conteúdo por parte das pessoas.


Escrito por:

Mateus Barbosa

Quem Somos

Serviços

- Quero empreender

- Finanças

- Gestão de pessoas

- Projetos

- Marketing

Ações Sociais

Blog

(32) 99906-5938

Praça Frei Orlando, nº 170, sala 2.26 PV - Centro, São João del-Rei - MG, 36307-352

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn