Buscar

Glossário do empreendedor: 35 termos que todo empreendedor precisa conhecer



O empreendedorismo é uma atividade presente na sociedade já há bastante tempo. Nos últimos anos, muitas técnicas e expressões novas surgiram em um curto espaço de tempo nessa área empresarial e assim, grande parte das pessoas, não só empreendedores, possuem certa dificuldade para compreender cada uma dessas palavras. Contudo, é extremamente necessário, para um bom profissional, que ocorra o entendimento desses novos termos para que ele consiga aprimorar sua forma de trabalhar e possa se destacar no mercado.

Foi pensando nisso que a Dinâmica Consultoria Jr veio trazer o significado dos principais termos usados e que irão agregar em sua comunicação dentro e fora da empresa.


ACELERADORAS

Organizações responsáveis por acelerar o crescimento de startups que estão em situação inicial. Esse crescimento ocorre por meio de mentorias, treinamentos, etc.


ANGELS

Considerados os primeiros investidores; Pessoas que acreditam no negócio (empresa) em sua fase inicial e que resolvem investir no mesmo, ainda que o projeto não tenha saído do papel. A aparição dos angels ocorre na etapa Angel Round.


ANGEL ROUND

Etapa em que ocorre a captação de recursos financeiros para uma empresa por meio de investimentos dos Angels.


APORTE

Qualquer tipo de apoio fornecido à uma empresa, podendo ser desde um investimento financeiro até treinamentos aos funcionários.


BENCHMARK

Análise de situações e experiências vivenciadas por outras empresas a fim de buscar conhecimento e melhorias para sua própria empresa.


BOOTSTRAPPING

Situação de uma startup em que não há investidores externos. Os projetos são financiados com recursos dos próprios idealizadores, donos da empresa.


BREAK EVEN

É o momento em que a startup “se paga” por meio de seu produto, também conhecido como Ponto de Equilíbrio. Momento em que as despesas se igualam as receitas.


BUSINESS MODEL CANVAS

Quadro elaborado em apenas uma página, buscando ser ilustrativo e prático, com as etapas de um plano estratégico, para dar direcionamento a empresa e leva-la ao sucesso.


COWORKING

Momento ou espaço onde é buscada a colaboração e a cooperação entre os membros.


CUSTOMER DEVELOPMENT

Ideal baseado no desenvolvimento de produtos a partir da experiência do consumidor com o mesmo. A evolução do produto, ou não, se dará após a sua entrada no mercado e experiência com o cliente.


DESIGN THINKING

Busca a resolução de problemas com uma visão mais ampla a fim de que ocorra uma maior participação do coletivo.


ELEVATOR PITCH

Modalidade de pitch em que a apresentação da ideia ocorre em um tempo mínimo, cerca de 30 segundos, buscando ser bastante claro e objetivo.


EQUITY

Momento em que a sua empresa alcançou a estabilidade e pode ter seu capital aberto.


ESCALABILIDADE

Capacidade, própria de uma startup, ampliar a sua atuação e fazer a entrega de um mesmo produto ou serviço à um grande público mantendo a qualidade e a uniformidade.


FINTECH

Classificação de empresas que produzem produtos do setor financeiro para o meio digital.


GROWTH HACKING

Técnica que usa de experimentos e saídas inovadoras com o objetivo de ampliar, de maneira acelerada, o crescimento de uma empresa.


INTRAEMPREEDEDORISMO

Forma de empreendedorismo dentro de uma empresa já existente, mas que busca o desenvolvimento de um novo projeto. Essa prática está relacionada ao cooperativismo entre membros de uma mesma empresa.


LANDING PAGE

Estratégia de marketing digital para conversão de leads em consumidores. É feita por meio da criação de uma página na internet que oferece algum tipo de experiência ou produto aos visualizadores para promover a empresa.


LEAN STARTUP

Método em que é buscada a eficiência máxima de uma empresa e a redução de desperdícios.


MEETUP

Reunião entre integrantes de várias empresas com o intuito de trocar experiências, debater ideias e manter contato.


MVP (MINIMUM VIABLE PRODUCT)

A tradução é Mínimo Produto Viável e corresponde ao produto em sua maneira bruta, pronto para ser enviado ao mercado e testado pelos consumidores.


NETWORKING

Refere-se a uma rede de contatos. É muito importante para o profissional ter um bom relacionamento com outros profissionais.


PITCH

Discurso com o intuito de apresentar uma ideia, projeto ou até mesmo empresa para uma banca de possíveis investidores. É através do pitch que ocorre a captação de recursos para o desenvolvimento de uma startup, por exemplo.


PIVOTAR

Trocar os planos e assim mudar os rumos da empresa


PME

Sigla para Pequenas e Médias Empresas


ROI

Refere-se ao retorno sobre investimento.

RODADA DE INVESTIMENTOS

As rodadas, também conhecidas como séries, são momentos para captação de recursos financeiros. Essas rodadas podem acontecer mais de uma vez e possuir mais de um fundo (investidor) a fim de fornecer os aportes para as startups.


SCALE UP

Termo que define as empresas que conseguem se manter escalonadas e sustentar seu crescimento por um longo período de tempo.


SPIN OFF

Classificação de um negócio derivado de outro, ou seja, negócio que foi criado a partir de outro já existente.


STAKEHOLDERS

Todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente em uma empresa e que influenciam na tomada de decisões feita por ela, assim como também são influenciadas por essa empresa.


START UP

Nomenclatura dada às empresas que estão em estagio inicial e que apresentam grandes inovações para o mercado, além de comumente estarem ligadas ao campo tecnológico.


SEED MONEY

Capital recebido por investidores externos, na fase inicial, para desenvolvimento da empresa.


UNICÓRNIO

Startups avaliadas em pelo menos de 1 bilhão de reais.


VALUATION

Forma de analisar e avaliar qual o preço total da empresa para que seja vendida.


EMPEENDEDORISMO SOCIAL

Empreender sem fins lucrativos, mas em prol de causas sociais e/ou ambientais. O empreendedorismo social é uma saída sustentável para impactar pessoas e mobilizar causas que realmente transformam a sociedade.



Esses são só alguns de muitos termos que o mercado empresarial tem usado. Depois dessa leitura, você poderá se comunicar muito melhor profissionalmente e terá mais entendimento do conteúdo empresarial que está em alta. O campo do empreendedorismo está em constante movimentação, por isso não deixe de pesquisar e se atualizar sempre para não ser um profissional parado no tempo.




Escrito por:

Giovanna Castro

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo