Buscar

Importância da comunicação visual para sua empresa

O poder da comunicação visual, vai além de escolher uma cor para o layout do seu site, definir a posição do título ou criar uma fonte específica para um anúncio. Vou te explicar melhor ao longo deste artigo.

Tudo o que é visual comunica. Uma cor, uma fonte, uma foto, uma ilustração, um gráfico. Na criação das peças de marketing, todas essas escolhas determinam o que a marca transmite ao mercado e impactam na forma como o público percebe a sua imagem. Por isso, a comunicação visual deve fazer parte do planejamento das marcas, como prioridade para o marketing e o branding.

A comunicação visual são os processos de transmissão e recepção de informações por meio de recursos visuais. Apesar de poder ser combinada com a linguagem escrita ou sonora, a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para trocar mensagens. As informações estão nas cores, formas, imagens, ilustrações, entre outros signos da linguagem visual, e na forma como eles são organizados e hierarquizados. Esse tipo de comunicação está presente no mundo inteiro à nossa volta.

Comunicação visual e marketing

A comunicação visual é um dos principais recursos do marketing para divulgar informações, transmitir a imagem da marca e se conectar com o público. Ela é usada nos mais diversos tipos de materiais do marketing, tanto online quanto off-line, como em folders, cartões de visita, sites, redes sociais, anúncios, vitrines, brindes e muitos outros.

Muitas vezes, a comunicação visual é utilizada em conjunto com a escrita e a sonora. Imagens, textos e sons se complementam entre si ou reforçam alguma mensagem. Mas é a comunicação visual que tem se destacado no marketing atual. Diante do ritmo acelerado da vida, ela consegue transmitir informações mais rapidamente, muitas vezes de forma mais simples e compreensível, e se conectar diretamente com as emoções das pessoas. Ela é importante para transmitir o branding, engajar e encantar a audiência e informar rapidamente.


Comunicação visual dentro da empresa


A comunicação visual deve ser uma prioridade do marketing nas empresas. Vamos ver agora as principais dicas para trabalhar a comunicação visual no seu negócio:

Entenda o poder das cores

Desenvolver uma comunicação visual eficiente requer conhecimento sobre semiótica, psicologia das cores, entre outras teorias da imagem.

Tudo isso pode parecer muito acadêmico — se você fez faculdade de comunicação ou design, certamente passou por esses conteúdos. Mas, mesmo sem formação nessas áreas, é importante entender os significados que estão por trás das escolhas visuais.

É disso que trata a semiótica, inclusive as teorias sobre cores, que também carregam significados e provocam sensações. Com esse conhecimento, você pode fazer escolhas mais conscientes na comunicação visual, para transmitir o que a sua marca deseja.


Simplifique e hierarquize informações

A poluição visual é inimiga da comunicação — a não ser que seja proposital para transmitir alguma sensação. Em geral, vale a regra: menos é mais. Por isso, procure simplificar as informações visuais que você quer transmitir.

Além disso, organize os recursos visuais na comunicação, entenda o que é mais importante e crie uma hierarquia. Dessa forma, você consegue transmitir mais rapidamente o que é mais relevante para a sua marca.


Use padrões visuais na web

Uma das premissas da usabilidade na web é não fazer o usuário pensar. Quanto menos ele precisar se esforçar para entender e executar alguma ação, melhor. Por isso, é importante usar padrões da web no UX Design, que tornem as ações dos usuários praticamente automáticas.


Invista no storytelling visual

Storytelling visual é a estratégia de contar histórias por meio de imagens. É claro que isso não é novidade alguma no mundo — pense novamente nas artes rupestres que retratavam rituais e cenas do cotidiano. Mas, no marketing, o storytelling já é uma estratégia relevante para engajar a audiência. Quando essa estratégia se junta às imagens, o engajamento tende a se fortalecer.


A comunicação visual não pode ser tratada apenas como um acessório do marketing e da sua empresa, ela está na essência da comunicação da marca com o público. No mundo atual, as imagens são ainda mais importantes para transmitir informações e provocar sensações com agilidade, a fim de estabelecer uma conexão imediata com o consumidor. Empresas como a Dinâmica Consultoria Jr., oferecem serviços para te ajudar com estes pontos, mantendo uma melhor organização e recendo um serviço realizado por profissionais.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo