Buscar

Instagram durante a pandemia: 7 dicas para alavancar seu negócio no meio digital


Se antes já era de grande importância o investimento em ferramentas online para impulsionar seu negócio, hoje, com o fechamento das lojas e as medidas de isolamento para enfrentar a pandemia do coronavírus, é essencial conectar-se com os clientes, e isso pode ser feito por meio do marketing digital, confira abaixo sete dicas para usar o Instagram, uma das redes sociais com maior poder de alcance, a favor do seu negócio:



1- Mude seu perfil para comercial

Se sua empresa não possui um perfil comercial, mude imediatamente para um! Com as ferramentas adicionais gratuitas de um perfil comercial o cliente pode entrar em contato direto com você, seja por número de telefone ou e-mail, além de você ter acesso à dados estatísticos relacionados à visibilidade do seu perfil e ao alcance das suas postagens.

Para isto, você só precisa ir nas configurações do Instagram e clicar em “alternar para perfil de negócios”, faça isso e desfrute dos benefícios!




2- Aproveite as ferramentas gratuitas do instagram para adaptar seu perfil de acordo com seus seguidores

Para planejar a estratégia de marketing do seu perfil comercial, é essencial o uso da ferramenta gratuita Instagram Insights. Tal ferramenta permite acesso à dados como o alcance de suas publicações; o engajamento do público com elas; características da sua audiência como gênero, idade, localidade, dia da semana/horário em que estão mais ativos no aplicativo; entre outros.


Desse modo você consegue analisar se seus posts/stories estão tendo o alcance esperado, vendo quantos perfis visualizaram a publicação, quantas vezes esta foi vista, compartilhada ou salva.

A partir da análise dessas estatísticas você consegue conhecer melhor o seu público e se sua estratégia de marketing está atingindo as expectativas estabelecidas, e assim é possível você estabelecer e personalizar novas estratégias e metas de acordo com esses dados.

Quanto mais você souber sobre como os usuários estão interagindo com suas postagens, melhor você pode adaptar seu conteúdo para aumentar o engajamento.Ter esse conhecimento é fundamental se você quer saber como deixar seu Instagram mais atrativo.


3- Estabelecer certa frequência de postagens Seja disciplinado em relação à quantidade de posts em seu perfil. Postar excessivamente ou minimamente afasta seus seguidores e o alcance das suas publicações, deixando seu perfil menos atrativo para possíveis compradores.

Pesquisas mostram que você deve publicar de uma ou duas vezes por dia, nem mais nem menos. Lembrando que seu perfil tem de ser atrativo o suficiente para possíveis clientes se interessarem pelo seu negócio.

A partir dos dados disponibilizados pelo Instagram Insights, você pode determinar os melhores dias e horários para fazer publicações, de modo a alcançar o maior número de visualizações possíveis.

De acordo com o Sprout Social, os piores dias para publicação no Instagram são os domingos, enquanto as quartas e sextas são os melhores.


4- Usar hashtags para aumentar o alcance dentro de um assunto escolhido

Faça da Hashtag (#) sua melhor aliada! Essa ferramenta torna suas fotos mais populares, funcionando como palavras-chaves ou termos relacionados a uma informação ou determinado assunto que facilitam o acesso às imagens. No Instagram é muito comum a publicação de fotos de viagens por exemplo. As hashtags relacionadas – como #viajando #ferias – vão ajudar as pessoas a encontrar, curtir e participar de conversas sobre o tópico em particular. Se por um lado você pode encontrar mais fotos relacionadas àquele assunto buscado, por outro também é possível que mais usuários cheguem até o seu perfil e curtam a sua foto.


5- Usar os stories

Além de ser uma das ferramentas do Instagram mais utilizadas e vistas, possui dentro dele mecanismos de interação com o público, como enquetes e perguntas, isso garante uma maior intimidade com o público. Os perfis de maior sucesso são aqueles que mesclam os assuntos tratados em seu perfil, falando sobre sua marca e produtos mas também falando sobre a atualidade e outros temas.


6- Interagir com o público por meio de curtidas/comentários nas postagens Além de aumentar seu alcance, demonstra seu interesse para/com seus clientes, criando um certo vínculo de intimidade com seu público. Responder suas dúvidas, demonstrar preocupação com a opinião deles, retribuir o carinho retribuído fazem toda a diferença na relação cliente/empresa, criando certa fidelidade e confiança.



7- Crie anúncios patrocinados

Apesar de ser uma ferramenta paga, ela traz muitos benefícios para o seu perfil comercial. Através da publicação patrocinada é possível atingir mais perfis, pois seu post além de ser visível para aqueles que já te seguem, se torna visível para aqueles que não te seguem ainda, de forma a atrair possíveis clientes. Para anúncios patrocinados, use conteúdo atrativo e defina o público-alvo que você deseja atingir, isto vai tornar sua estratégia bastante efetiva.



Se você tem dificuldade para planejar estratégias de marketing em suas redes sociais, a Dinâmica Consultoria Jr. tem a solução para você! Solicite agora mesmo um diagnóstico gratuito e sem compromisso clicando aqui https://www.dinamicaconsultoriajr.com/contato para conhecermos um pouco mais de você e de seu negócio!




Referências:

https://neilpatel.com/br/blog/marketing-para-instagram/

https://rockcontent.com/blog/instagram-insights/

https://revistapegn.globo.com/apoie-o-negocio-local/noticia/2020/03/coronavirus-8-dicas-para-usar-o-marketing-digital-favor-da-sua-empresa.html

https://www.academiadomarketing.com.br/estrategia-de-marketing-no-instagram/


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo