Buscar

Marketing para pequenas empresas

Atualizado: 30 de Set de 2020

O marketing é a área de conhecimento que trata da divulgação da marca, de seus produtos e serviços, bem como da sua essência e valores. Em outras palavras, é por meio do marketing que o público irá descobrir uma empresa, e conhecer características que a tornem uma opção na hora de escolher o que comprar e onde comprar. Desta forma, o marketing é uma das melhores formas de divulgar seu negócio, fazendo com que sua marca seja vista e seus produtos e serviços mais lembrados e valorizados.


Ter produtos e serviços de ótima qualidade é essencial para qualquer negócio, mas isso, por si só, não ajudará se seus clientes em potencial não conseguirem te encontrar. Para que sua marca seja encontrada você precisa de uma ótima estratégia de marketing, mesmo e principalmente, sendo uma pequena empresa.


Não é difícil encontrar no mercado donos de micro e pequenas empresas que tenham a visão equivocada de que investir em marketing é uma realidade distante e válida somente para as grandes corporações. Com planejamento e estratégias eficientes, é possível desenvolver um plano de marketing que caiba no orçamento e que traga impactos positivos para o crescimento da marca.


Quero melhorar o marketing da minha empresa


Ao contrário do que o senso comum pode sugerir, o marketing não é exclusividade de grandes empresas. Na verdade, ele é fundamental para micro e pequenas empresas que buscam se destacar e alcançar sucesso. Tendo em mente que o mercado atualmente está cada vez mais competitivo em qualquer ramo de atuação e que os clientes bem informados e muito mais exigentes, é responsabilidade dos gestores encontrar ferramentas para destacar sua empresa dos demais e mostrar o seu diferencial que fará a diferença na escolha das pessoas. Para tal, é imprescindível desenvolver um canal de comunicação eficiente com os seus diversos públicos.


Aqui estão algumas dicas para você começar a implementar ainda hoje e que vão te ajudar neste processo:


1) Branding – Crie uma marca: Talvez, este seja um dos passos mais importantes, crie uma marca e cuide muito bem dela. Ela representa e transmite quem é a sua empresa e o que ela faz. É preciso ter nome, logotipo e uma identidade (cores e imagens) que farão com que sua marca seja lembrada. A linguagem utilizada em redes sociais ou anúncios offline, o conteúdo produzido, as campanhas desenvolvidas, devem refletir os valores da sua empresa.


2) Conheça o seu cliente: Para desenvolver um plano de marketing e comunicação que seja eficiente, é muito importante saber quem é o seu interlocutor: quais são as expectativas e demandas do cliente, o que ele espera com o seu produto ou serviço, quais são as características mais valorizadas por ele? Ter conhecimento dessas informações é muito importante para direcionar as suas escolhas de marketing. Tudo isso é fundamental para que você defina quais as melhores estratégias de abordagem, garantindo que a mensagem seja relevante para o seu público e que chegue até ele de forma adequada.

3) O seu concorrente não é seu inimigo: é fundamental observar e avaliar o que a concorrência tem feito no mercado. Afinal, até mesmo os mínimos detalhes podem ser responsáveis por direcionar a escolha de um cliente para uma marca em detrimento da outra. Realize uma pesquisa da concorrência, quem são os seus principais competidores do mercado, quais são seus pontos fortes, quais os diferenciais da sua empresa e o que influencia a escolha dos clientes, visite os seus estabelecimentos, navegue nos sites de cada uma delas, entenda em que vocês são parecidos e onde se diferem. Você pode e deve se inspirar em outras empresas, aproveitando para si o que eles realizam de melhor. Essa prática é conhecida como benchmarking e é extremamente comum no mercado. O importante é ter ética e atenção para não perder a essência de sua marca. Além disso, um dos principais objetivos de se fazer uma análise da concorrência é encontrar brechas para fazer diferente, não é uma questão de fazer igual e sim encontrar o seu diferencial.


4) Crie um Plano de Marketing: Trace os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, determinando como o marketing pode auxiliar na conquista de cada um. Pense em como a comunicação com o seu público deve ser feita, defina prazos para as ações e escolha indicadores que possam ser medidos durante e após o processo — isso assegura que os resultados sejam cada vez melhores. Um objetivo precisa ter número e prazo, assim, será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não.


Marketing na era digital


Sua empresa não pode estar fora do espaço digital. É preciso vencer o receio e a falta de conhecimento das ferramentas que a internet pode nos oferecer e acabar de uma vez por todas com o mito de que “marketing digital é para grandes empresas”. Uma das maiores vantagens da internet é o seu baixo custo. É possível ter um bom site, um blog e marcar presença nas redes sociais sem que seja necessário investir altos valores nisso. A internet também é um grande facilitador do contato entre empresa e clientes.



Facebook, Instagram e WhatsApp somam juntas 306 milhões de usuários apenas no Brasil umas das plataformas mais eficientes e interessantes para que os gestores apresentem e fortaleçam a sua marca.. Para que você aproveite cada uma destas ferramentas da melhor forma possível e consiga atingir cada vez mais visibilidade, veja os passos a seguir:


1) Crie contas nas principais redes sociais: assim você permite aos seus clientes te achar com mais facilidade e também poderá divulgar seus produtos ou serviços com dinamicidade e rapidez.


2) Promova suas melhores publicações: O tráfego pago, além de ser fácil de usar, é relativamente barato, o que torna a plataforma do Facebook Ads, uma ótima estratégia de marketing para pequenas empresas, de maneira a alcançar o número máximo de clientes potenciais em um curto período de tempo. Além disso, você tem a opção de segmentar o seu público e direcionar as postagens não só para o Facebook, mas também para o Instagram, vídeos, etc.


3) Produza um conteúdo relevante: Ao invés de ter postagens única e exclusivamente sobre seus produtos ou serviços, produza um conteúdo que seja relevante para o seu cliente, que ele queira e precise ver. Além de te aproximar do seu público, isto fará com que seu tráfego e engajamento nas redes sociais aumente de maneira orgânica. Seja criativo, pesquise conteúdos de interesse dos seus clientes.


4) Tenha uma lista de contatos: Seja por e-mail ou WhatsApp, use e abuse desta lista que será seu canal direto de comunicação com o seu cliente. Faça com que seu cliente se sinta especial e exclusive, anunciando novidades primeiramente a esta lista, fazendo sorteios e até mesmo tirando dúvidas.


5) Seja encontrado no Google: O Google Meu Negócio é uma ferramenta particularmente útil para empresas locais com uma base de clientes local. Quando as pessoas na área local pesquisam no Google o produto ou serviço que você fornece, essa é uma ótima maneira de exibir sua empresa no topo dessa pesquisa. Quando os clientes em potencial veem seu perfil e acompanham boas avaliações no topo da lista ou perto dela, sua empresa ganha credibilidade automaticamente e as pessoas estarão mais dispostas a confiar em você.


6) “Digital influencer”: Os influenciadores trazem um dos melhores retornos sobre investimento da indústria. E, embora você possa pagar outras pessoas para fazê-lo para você, é mais fácil começar completamente grátis. Algo importante a lembrar sobre o marketing de influenciadores é que você precisa entregar valor antes de pedir por qualquer coisa em troca. Comece entrando em contato com as pessoas que movem e influenciam sua indústria, com uma mensagem de apresentação. É melhor fazer isso por e-mail, mas as redes sociais podem servir também, se você não tiver outra opção.



Já possui Instagram? Confira algumas dicas para alavancar seu negócio no meio digital aqui!

Para terminar, você já viu a importância do marketing para sua empresa e aprendeu também algumas dicas de como começar a implementar esta ferramenta no seu negócio. Nós da Dinâmica oferecemos diversos serviços relacionados ao marketing que vão te ajudar principalmente a encontrar e conhecer com mais detalhes os seus clientes e/ou público-alvo, alavancando suas vendas. Quer saber como? Clique no botão abaixo e solicite um diagnóstico gratuito!


Texto escrito por

Luciana Amaral

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo