Buscar

Persona: Definição e Importância

Uma grande dificuldade encontrada hoje em dia por muitas empresas é saber qual conteúdo deve fazer de acordo com seu público. Há uma grande diferença entre o público-alvo, que é algo vasto, e uma persona, que é mais direcionado, falaremos sobre essa diferença adiante.

Tendo em vista essas dificuldades como, como criar um layout ou blog post que realmente atinja e faça sentido diante de um público tão vasto, desenvolve-se assim a Persona. A persona é um personagem semifictício que representa os clientes da empresa, criado com base em dados reais sobre esse público como seus problemas, desafios e objetivos.

O desenvolvimento de uma persona tem ajudado bastante as empresas no planejamento de estratégias de Marketing Digital mais certeiras, de acordo com o perfil, os interesses e à jornada dos clientes. Com isso, nós da Dinâmica Consultoria queremos te ajudar a utilizar essa ferramenta a seu favor, tornando seu conteúdo mais direcionado.


Persona

A Persona também é conhecida como buyer persona ou avatar, ela é um personagem semifictício que representa o cliente ideal e ajuda na orientação da criação de conteúdo digital.

Para sua criação é preciso que selecione as principais características de seus clientes, para que assim a empresa consiga definir as estratégias capazes de atender as demandas do seu público. Separamos aqui algumas perguntas que devem ser feitas para sua criação: com o que seus clientes trabalham, como se informam, o que fazem durante o dia e quais são suas necessidades? Com essas perguntas a equipe de marketing consegue definir uma persona não com base em suposição, mas sim em dados. Esse conceito é muito popular hoje em dia e conta como uma das principais ferramentas de planejamento para as marcas e empresas que têm sua estratégia voltada para o consumidor.

Analise um exemplo de persona:

· Maria, tem 32 anos, é formada em administração e trabalha como executiva na área de marketing de uma grande empresa. Mesmo com sua rotina atribulada, tem vida saudável e faz exercícios de duas a três vezes por semana. Tem pouco tempo disponível para preparar suas refeições por isso busca opções práticas e nutritivas para seus lanches do dia a dia. Gosta do sentimento de exclusividade e pagaria mais por produtos premium.


Diferença entre Persona e Público-alvo

O público-alvo muitas vezes foi usado pelos times de marketing para campanhas, mas agora as personas que estão em alta. E não, eles não são a mesma coisa!

O público-alvo é a definição de um grupo de pessoas com características em comum que a empresa escolhe para direcionar suas campanhas e anúncios. Poderíamos descrever assim, por exemplo, o público-alvo de um restaurante de comida tradicional:

· Adultos, geralmente casados, entre 30 e 50 anos, moradores do estado de São João Del Rei, com renda familiar média/alta. Estão em uma fase estável, em busca de maior conforto e qualidade de vida.


A principal diferença entre o público-alvo e a persona, é que o público-alvo apresenta uma definição mais genérica dos consumidores, enquanto a persona cria uma identidade bem definida, no papel de um personagem. Com uma definição ampla, o público-alvo abre brechas para simplificações e estereótipos inconscientes. Até porque, o ser humano é muito mais complexo que dados demográficos e características pontuais e a persona, por sua vez, dá conta dessa complexidade, já que traça todo o perfil de uma pessoa.

Por fim, ressalto os pontos principais da utilidade das personas que são, aprofundar o conhecimento sobre o público, entender o valor do seu produto para o público, definir os canais de comunicação com o público, definir pautas do Marketing de Conteúdo, definir a melhor linguagem e tom de voz e otimizar a experiência do usuário no site. Ou seja, quando o público passa a ser representado por uma pessoa é mais fácil compreender os seus desejos, dores e necessidades e entender como a empresa pode oferecer algum valor à sua vida. Assim, as personas são um instrumento de empatia para o marketing.


Quer entender mais sobre Personas e Plano de Marketing? Entre em contato conosco para mais informações.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo