Buscar

Pesquisa de mercado: descubra o que é e porque seu negócio precisa de uma

Atualizado: 22 de Jun de 2020



Antes de tudo, o que é uma Pesquisa de Mercado?


A pesquisa de mercado é a representação do mercado, ela fornece as informações, oportunidades e panorama geral do que se foi analisado, ela consiste, basicamente, na coleta, análise e relatório de dados. Sendo muito importante para qualquer decisão dentro de uma empresa.

Dados estatísticos do cenário das empresas no Brasil reforçam a sua importância nos dias atuais. O número de empresas que fecham no Brasil é maior do que o número de novas empresas que abrem, apenas entre 2016 e 2019 mais de 316 mil negócios brasileiros fecharam, segundo dados do IBGE. Parte disso se dá pela situação da economia no nosso país, mas, a maioria dos problemas enfrentados por esses empreendimentos poderiam ser resolvidos com respostas obtidas através de uma boa pesquisa de mercado.


Por que fazer uma pesquisa de mercado?


Não importa o tamanho do seu negócio. Seja em um pequeno negócio local, em uma empresa familiar, startup ou multinacional, todos os dias em qualquer empresa inúmeras decisões precisam ser tomadas e, em conjunto, vão definir o sucesso ou fracasso do empreendimento.

Em mercados cada vez mais competitivos, é preciso tomar as decisões certas para poder superar. Os números não são animadores e mostram a importância de agir sem cometer erros. E só existe uma forma de se tomar decisões inteligentes e assertivas: baseando-se em dados e informações. É preciso conhecer o ambiente que você está inserido, entender os desafios que suas ideias e estratégias impõem e descobrir necessidades que ainda não foram exploradas. Tudo isso é entregue com uma boa pesquisa de mercado.

Sendo assim, a realização de uma pesquisa mercadológica, entre diversos benefícios, permite:

· Avaliar a viabilidade de um negócio;

· Testar novas campanhas, produtos e serviços;

· Explorar novos nichos de mercado;

· Descobrir informações estratégicas;

· Elaborar estratégias mais competitivas


A importância da pesquisa de mercado para sua empresa


Imagine que o faturamento de sua empresa começou a despencar de um dia para o outro. Ou que o negócio está indo bem e chegou a hora de investir para crescer. Ou ainda, que deseja lançar um novo produto no mercado.

Antes de tomar ações drásticas, demitindo funcionários, fazer planos para montar um novo ponto de venda ou começar a produzir o produto inovador, é preciso entender melhor o mercado.

Por que as vendas estão caindo? Pode ser um problema no produto, no atendimento ou uma crise de imagem. Para crescer, qual o melhor caminho? Ao invés de abrir um novo ponto de venda, talvez seja a hora de investir no e-commerce, por exemplo. E, antes de gastar tempo e dinheiro no novo produto é muito importante saber se existe um mercado consumidor, se ele realmente resolve uma dor e conhece os futuros concorrentes da novidade.

A pesquisa de mercado vai oferecer dados e informações para que se possa analisar o contexto e encontrar o caminho nessas em diversas outras situações. As vantagens são inúmeras, confira algumas abaixo:

· Conhecer o seu público;

· Entender a estratégia de seus concorrentes;

· Analisar o desempenho de seus concorrentes;

· Dimensionar o mercado;

· Identificar oportunidades


Principais tipos de pesquisa


Os tipos de pesquisa de mercado variam de acordo com os objetivos da sua pesquisa e com o perfil das pessoas que serão entrevistadas. É possível descobrir a percepção das pessoas com a sua marca e como ela está posicionada com relação à concorrência, por exemplo. Abaixo destacaremos alguns tipos de pesquisa que uma empresa pode fazer:

Satisfação do cliente:

Medir a satisfação dos clientes é muito importante, afinal, são eles que decidem quem fica e quem perece no mercado. Esse tipo de pesquisa mercadológica, portanto, trata-se de uma análise de feedbacks.

Poucas pessoas recorrem aos canais de atendimento de uma marca para fazer elogios e críticas, por isso a promoção de uma pesquisa via entrevista ou formulário pode ser eficiente.

Hábitos de consumo:

Esse tipo de pesquisa tem foco no público de uma marca e geralmente é realizada para se conhecer melhor os clientes de uma empresa a partir de dados de consumo.

Dentre as vantagens desse estudo, é possível criar estratégias de vendas e marketing alinhadas às expectativas de um grupo de consumidores.

Você pode descobrir em quais redes sociais sua marca terá mais resultado, qual é o melhor modelo de negócios para suas necessidades, qual estratégia de precificação adotar e outros insights importantes para a condução de uma empresa.

Força da Marca:

Nesse caso, o foco da pesquisa é a marca. Seu propósito é medir a atenção que sua empresa recebe em relação aos concorrentes e descobrir elementos positivos ou prejudiciais nas ações da sua marca.

Quando uma marca não tem um bom desempenho com seu público, muitas melhorias podem ser providenciadas e são os dados gerados pela pesquisa que deverão impulsionar um eventual reposicionamento

Satisfação dos Colaboradores:

As pesquisas internas são aquelas em que o foco são os colaboradores de uma companhia. Profissionais motivados tendem a ter melhores resultados de forma consistente e permanecem mais tempo em seus cargos.

Quando uma equipe não está alinhada com os valores e processos da empresa, bem como quando eles não são valorizados e estão sobrecarregados, reflexos negativos são percebidos não somente dentro da empresa, como também em todos os seus pontos de contato com o cliente.

Agora você já sabe tudo o que é uma pesquisa de mercado. Se você quer aumentar o potencial competitivo de seu negócio, conhecer seus clientes e mercado, e tomar decisões mais assertivas, a Dinâmica pode te ajudar! Temos mais de 26 anos de experiência com pesquisas mercadológicas. Se quiser saber mais é só marcar um diagnóstico GRATUITO agora mesmo.



Artigo desenvolvido por

Mateus Souza Barbosa

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo