Buscar

Sua empresa precisa de um Plano de Negócios!

Os desafios de qualquer empreendedor são muitos e errar faz parte do processo. Para que os erros não ocorram, ou ocorram com menor frequência, é importante ter um Plano de Negócios. Pensando nisso, mostraremos nesse blog os pilares do planejamento e suas principais vantagens.


Independentemente se você é um grande empresário ou se está abrindo seu negócio agora, o planejamento é essencial. Com o intuito de alcançar uma maior eficiência, as empresas de consultoria auxiliam na construção de perspectivas internas e externas. Assim, para qualquer organização que ainda não possui um planejamento financeiro, estratégico ou operacional, a melhor saída é entrar em contato com uma empresa de consultoria para acompanha-la.

Deve-se assim elaborar um Plano de Negócios pensado na estruturação interna, sendo feita uma análise dos agentes externos que influenciam tanto positivamente quanto negativamente a empresa do cliente. Os principais pilares são:


Análise de Mercado, que prioriza entender como estão os concorrentes diretos ou indiretos da empresa, analisa os Stakeholders e faz uma relação entre os dados econômicos daquele setor, para que, assim, possa traçar projeções para esse mercado. Com as informações coletadas, é feita uma comparação da situação atual da empresa com as empresas concorrentes, com o intuito de ficarem claras as ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo;


Plano Financeiro, é onde a equipe irá averiguar alguns dados dos clientes e do público-alvo, ou seja, dos seus consumidores. Nessa etapa, é possível adequar o MVP ao mercado em que ele irá ser implementado. Na área de controle financeiro também deve haver um planejamento de desembolso com intuito de agregar nos planos táticos e operacionais, como horas extras, premiações de desempenho, demanda de treinamentos e outras despesas e investimentos possíveis;


Avaliação Estratégica da empresa, é a parte do projeto mais voltada para a parte interna da organização analisada. Nessa análise é possível traçar algumas características que irão definir e reger todas as normas de ética e profissionalismo daquele ambiente. A estratégia para seu negócio pode ser dividida em quatro critérios: a consistência: a estratégia não deve apresentar objetivos e políticas mutuamente inconsistentes ou contraditórias já que a estratégia deriva de políticas e objetivos; a consonância: a estratégia deve representar uma resposta adaptativa ao ambiente e às mudanças que ocorrem dentro dele; a vantagem: a estratégia deve possibilitar o desenvolvimento e/ou manutenção de uma vantagem competitiva no segmento de atuação escolhido, e a viabilidade: a estratégia não deve exceder os recursos disponíveis nem gerar problemas de difícil equacionamento.


Por fim, com uma estrutura interna sólida e com um conhecimento diversificado sobre o mercado em que a empresa está inserida, chega a vez da elaboração de um Pitch para investidores. Nessa fase, reúnem-se todas as informações obtidas em relatórios anteriores como os citados acima e também em outros, como o Plano Operacional, Pesquisa de Mercado e Plano de Marketing, e cria-se uma apresentação que os clientes apresentarão para futuros investidores.


Portanto, fica claro que o planejamento é extremamente importante para qualquer empresa. Uma das maneiras mais acessíveis de se obter esses serviços são as Empresas Juniores, como a Dinâmica Consultoria Jr., que oferece serviços com qualidade e preços acessíveis. Dessa forma, um Plano de Negócios é o grande responsável por diminuir as chances de possíveis problemas e aumentar a eficiência do seu negócio, se tornando, dessa forma, imprescindível para qualquer empreendedor.


Referências:

https://blog.centralserver.com.br/conheca-os-5-pilares-do-planejamento-estrategico/

https://professorannibal.com.br/2020/08/04/avaliando-a-estrategia-dos-negocios/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo